Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 14 de abril de 2013

Título Obrigatório!


    Émile Durkheim, teórico do século XIX e fundador da escola francesa, é considerado e definido por muitos como o “Pai da Sociologia”. Tal fato se jusfica em seu pioneirismo ao estabelecer métodos concisos e definir um conceito claro e concreto do que seria o objeto de estudo da Sociologia, definido por Durkheim como: O fato social. Consolidando a Sociologia assim, como disciplina científica.
    Durkheim nega antigos vícios de pensamento, não definindo o objeto de estudo de modo generalista, como quaisquer fenômenos que apresentem algum interesse social. Mas restringindo-o como fatos dotados de 3 características: A generalidade, a exterioridade e a coercitividade. Segundo o sociólogo, os fatos sociais são maneiras de agir, pensar e sentir que apresentam certas propriedades marcantes independentes das consciências individuais, direcionadas para toda a coletividade e fortes de tal maneira que obrigam os indivíduos a cumprir certas convenções morais.
    Com isso, Durkheim diz: “[...] está bem longe de existir no todo devido ao fato de existir nas partes, mas ao contrário existe nas parte todas porque existe no todo...”. Assim, os fatos sociais são exteriores. E apesar de criados através da individualidade, não depende dela para sua continuidade. E também afirma: “Vítimas de uma ilusão, acreditamos ser produto de nossa própria elaboração aquilo que nos é imposto do exterior. Contudo, a indulgência com que nos deixamos levar, se mascara a pressão sofrida, não a anula. Do mesmo modo, nao deixa o ar de ser pesado, embora nao sintamos mais o peso.” Deste modo, Durkheim exemplifica a influência da moral social e o fato de que todos são passíveis a eles e por eles são majoritariamente definidos.
     E através dessa especificação do objeto, Durkheim efetiva com sucesso a formação da ciência, pois essa desvia do rumo metafísico das ideologias para ser substituída pela análise empirica e metodológica, caracteristica à ciência. Assim, independente de quaisquer críticas baseadas na inevitabilidade da parcialidade de sua obra, a importância e necessidade do pensamento Durkeimiano cresce exponencialmente na atualidade. Onde baseada na crença individualista de autonomia, são ignoradas importantes e fortes influências do ambiente responsáveis pela formação do ser humano. Sendo assim, importante destacar que a relevância de suas obras não se limitam a veracidade absoluta ou não de seus conceitos. Mas sim, são valorizados pelos métodos e preceitos efetivos criados por ele, que enriqueceram e ainda enriquecem a análise completa de fatores que formam não só o indivíduo, mas toda uma sociedade. 

João Victor Cruz - 1 ano Direito Diurno/Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário