Total de visualizações de página (desde out/2009)

sexta-feira, 16 de julho de 2021

O retrocesso chamado Positivismo.

    Antes do texto começar, recomendo que ouça a música "Natural Born Killer - Avenged Sevenfold" e medite sobre a letra.

    Se existisse uma forma de analisar o mundo pela metade, como ela seria?! Apenas observando fatos palpáveis e vistos diretamente; ignorando completamente as variáveis e individualidades históricas e pessoais. Positismo, criada por August Comte, ao contrário do seu nome mostra um olhar frio e negativo do mundo, pois se limita a uma análise superficial e não aprofunda na reflexão.

    Todavia, voltemos para a musica que logo no segundo parágrafo se tem a seguinte frase: "You wanna talk about it? I'm begging you to walk in my shoes any time" que numa tradução simplória pede para que o ouvinte se ponha no lugar, relembrando é claro as variaveis sociais que levam alguém a cometer crimes, como histórico familiar e dificuldades financeiras.

    Secundariamente, no decorrer reflita sobre a seguinte frase: "Another killer from a broken home. Until you cover me with maniac fame", nela se vê o fato do eulírico comentar dos problemas famíliares, ironizando o fato de julgarem-no um assassino maníaco, sem olhar toda a história.

    Por ultimo, vá até o último estrofe da composição: "Would crush the fish lens we all see through/To kill the glare/ Expose the ugliness we hold true" em que claramente o autor passa a mensagem que tirando os julgamentos por trás de cada olho, somos todos iguais, com dificuldades e problemas sociais, diferente da moral imposta e coletiva e da hierarquização imposta pela filosofia supracitada.

    Em suma, peço então caro leitor que escute novamente a musica e reflita sobre ela, teve uma mudança de opinião? Uma visão mais ampla? Se sim, não preciso explicar com palavras o porque o Positivismo de Comte tem uma visão limitada e arcaica do mundo, mas para aqueles que não, ainda volto a explicar: não aprofundamento de uma situação é a mesma coisa que não entendê-la, pois sua visão é limitada apenas uma parte do todo. Uma visão quase como cega.

Carlos Gabriel Pagliuzo - Primeiro Direito Noturno.