Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 14 de abril de 2013

    Conhecido como um dos pais da sociologia moderna Émile Durkheim escreve sua obra com a missão de institucionalizar a sociologia dentro da universidade francesa. Segundo Durkheim, o objeto de estudo da sociologia é tudo que condiciona o modo de agir.
   O principal objeto de estudo de Durkheim são os fatos sociais, que o sociólogo descreve como:" maneiras de agir, de pensar e de sentir exteriores ao indivíduo, dotadas de um poder de coerção em virtude do qual se lhe impõem".
   Para a análise dos fatos sociais, Durkheim propõe uma determinada metodologia sociológica. Segundo tal metodologia, primeiramente os fatos sociais devem ser considerados como coisas. Ao escrever em um momento em que a ideologia, ou seja, o falseamento da realidade para moldar o mundo, se sobrepunha à sociologia, considerar como coisa os fatos sociais seria um recurso para escapar da ideologia.
   Ainda de acordo com a metodologia de Durkheim, os fatos sociais deveriam ser reconhecidos e compreendidos em razão da coerção que exercem sobre os indivíduos.
   Para Durkheim, fazer sociologia é um exercício racional e não emocional, paixões, emoções e desejos podem contaminar a análise do fato social. De acordo com Durkheim, as sociedades têm que ser compreendidas pelo que elas são e não pelo que as pessoas acreditam ser, e além disso, é a partir de Durkheim que a sociologia passa a ser uma ciência que explora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário