Total de visualizações de página (desde out/2009)

sexta-feira, 13 de maio de 2022

SOCIEDADE ESCULPIDA

 

Sob base similar a positivista, é moldada a óptica durkheimiana. A partir da construção do mecanismo sólido de conhecimento que extingue a aplicabilidade de pré-noções, o indivíduo social, para Durkheim, se distancia de místicas e inverdades fantasiosas desenvolvidas pelo meio social, para algo que lhe aproxima daquilo que se pode considerar verdadeiro em sua essência e naquilo que lhe cerca.

 Todavia, o que se denota na prática na teoria elaborada por Durkheim é a servidão do indivíduo ao que o autor denomina ‘’fato social’’. Tal fato, no mundo real, é um mecanismo que transforma o indivíduo em um mero servo das regras sociais, não apenas as que o homem se deu o labor de escrevê-las em pedaços de papel que todos devemos servir, mas também à aquilo que a sociedade exige pela força avassaladora e torturante do aspecto moral.      

A construção do funcionalismo na teoria durkheimiana trouxe consigo a morte do que há de mais belo e valioso na espécie humana, sua capacidade intrínseca de se distanciar de reproduções irracionais que contrariam aquilo que suas vontades e sua noção de finitude do espaço, do tempo e da vida lhe conduziriam a fazer. A sociedade desenvolveu réguas e medidas sob as quais todos devemos procurar nos enquadrar, e quando alguns de nós ousaram nadar contra a correnteza, fatalmente se afogaram ao se deflagrarem com tamanha força promovida pela corrente virtuosa e moral das regras sociais e seus discípulos.

 Portanto, o que é possível alcançarmos para a elaboração de uma ciência social capaz de trazer ao homem algum avanço, após a transformação de tudo que conhecemos em avanço pelos racionalistas, é a necessidade de insubordinação às regras impostas por aqueles que dominam o pensamento e as regras sociais de métodos de conduta e pensamento. Somente ao se afastar da dominação social e promover-se individualmente, cada indivíduo será capaz de promover pequena força contra a corrente, retomando a metáfora supracitada. E ao acumularmos pequenas forças, será possível a formação de uma sociedade verdadeiramente humana que possa quebrar a força da correnteza da irracionalidade das normas.