Total de visualizações de página (desde out/2009)

terça-feira, 22 de março de 2011

Aplicabilidade do Método de Descartes nas áreas do conhecimento humano

René Descartes estabeleceu um método universal, inspirado no rigor matemático, dialogando com o homem de seu tempo e, em larga escala, com o de todos os tempos. Seu método é o método da dúvida: a dúvida metódica ou dúvida cartesiana. Inicialmente, é preciso, num primeiro momento, duvidar de tudo, principalmente o que já se tem estabelecido como verdade absoluta. A partir de então, devem-se buscar verdades elementares, verdades que se bastem a si, e não precisem de outras verdades precedentes. Logo, o que se quer com esse método é a garantia de idéias claras e distintas.
Descartes resume a Lógica e enumera a partir de regras os passos a serem dados no caminho de seu método, quais sejam: evidência, análise e síntese.
Percebe-se, pois, em todo o discurso a valorização da racionalidade no pensamento, sendo este imprescindível na busca da verdade.

Esse método é aplicado em inúmeras áreas tanto das ciências quanto no mundo dos negócios. Ao se estabelecer padrões, regras, manuais, guias, para as mais diversas áreas do conhecimento humano, estabelece-se diretrizes a serem usadas que estejam alinhadas com as melhores práticas relacionadas àquele tema. Consequentemente, elaboram-se, racionalmente, procedimentos os quais orientarão os profissionais na execução de seus trabalhos, resultando, assim, numa maior eficiência.

Nota-se, pois, que o método de Descartes mantém atual, podendo ser utilizado em inúmeras áreas do conhecimento humano, haja vista a sua metodologia racional.