Total de visualizações de página (desde out/2009)

quinta-feira, 5 de março de 2020

Considerações sobre a Ciência Moderna

Considerações sobre a Ciência Moderna 

   No poema “O Sobrevivente”, de Carlos Drummond de Andrade, existe um imponente verso: “Impossível compor um poema a essa altura da evolução da humanidade”. O eu lírio do poema apresenta-se profundamente angustiado com os morticínios gerados pela Primeira Guerra Mundial, morticínios esses que teriam impossibilitado a criação da poesia a partir desses eventos. Fora da poesia, é fato que as grandes tragédias do século XX, do Genocídio Armênio, passando pelo Holocausto e terminando no Massacre de Sebrenica são resultado de um processo de instrumentalização da Ciência para fins subversivos. Além disso, tais eventos demonstram as limitações e o caráter ambíguo da Ciência. 

 2 – Do Método Científico  
      Antes de nos aprofundarmos na problematização do Método é mister pontuar seu contexto de surgimento e progressão histórica. Em 1637, René Descartes publica o “Discurso do Método”, obra fundadora da Ciência Moderna e do Racionalismo. Ao longo de suas meditações, o filósofo busca guiar a Razão (ou Bom Senso), através de um método para encontra a verdade. O matemático coloca o homem no centro da existência com seu “cogito ergo sum” (Penso, logo existo). Do outro lado do Canal da Mancha alguns anos antes, Francis Bacon escreve em “Novum Organum, um elogio ao conhecimento cientifico e rompe com a Filosofia Escolástica e a tradição científica clássica.  

2.1 - Progressão histórica  
     O projeto idealizado por Descartes e Bacon é concretizado pela Revolução Cientifica de Issac Newton e Johannes Kepler. As leis de Newton conjuntamente com a Mecânica Celeste abrem caminho para o Iluminismo que colocou o domínio da Razão sobre as sociedades humanas, rompendo de vez com o Direito Canônico e a Igreja Católica. Ademais, o Iluminismo proporcionou o surgimento do Positivismo e da Revolução Darwiniana.  

3 – Da crítica ao Método.  
        O Método Cientifico de Descartes gerou uma forma quase mecânica de pensar, que separou o “sujeito” e o “objeto”. Desta forma, a construção do conhecimento passou a ser seletiva e separada e não sistêmica. Em Bacon, encontramos uma proposta de dominação do homem sobre a natureza. Atualmente, as mudanças climáticas demonstraram empiricamente profundas falhas nos métodos e ideias de Francis Bacon. Outrossim, destaca-se a influência do Método Científico nas teorias do Darwinismo Social e nas teorias raciais que levariam nove milhões de judeus à morte durante o Regime Nazista.  

4 – Conclusão.  
       “(Desconfio que escrevi um poema)”, diz o último verso de “O Sobrevivente”. Nesse sentido, o eu lírico depois de muito relutar descobre que ainda existe inspiração para a poesia, mesmo depois de tantas tragédias. A Ciência proporcionou avanços tecnológicos importantíssimos, curou doenças e nos levou até para a Lua (embora essa última cause polemica em tempos de solipsismo), mesmo com seus erros históricos a Ciência não pode ser desacreditada, é preciso reforma-la e aperfeiçoá-la de forma sistêmica e não mecânica. Somente assim, poderemos superar as maiores dificuldades e mistérios da realidade.   
Luís Gustavo da Silva - 1º ano de Direito/Matutino.