Este é um espaço para as discussões da disciplina de Sociologia Geral e Jurídica do curso de Direito da UNESP/Franca. É um espaço dedicado à iniciação à "ciência da sociedade". Os textos e visões de mundo aqui presentes não representam a opinião do professor da disciplina e coordenador do blog. Refletem, com efeito, a diversidade de opiniões que devem caracterizar o "fazer científico" e a Universidade. (Coordenação: Prof. Dr. Agnaldo de Sousa Barbosa)
Total de visualizações de página (desde out/2009)
sexta-feira, 1 de abril de 2011
Ciência : instrumento útil (para alguns).
Discipline a mente
Bacon e as bases da ciência moderna.
Devido as concepções difundidas entre as pessoas devido ao cotidiano e a filosofia, Bacon coloca sob suspeita o trabalho autônomo da mente, e por isso, defende que ela deve ser regulada pela experimentação e pelos sentidos. Com isso, Francis Bacon atenta seus leitores para a relatividade das idéias, e para o fato de que estas podem conter vícios (tais como a elaboração prematura de teorias) que dificultam o acesso ao conhecimento verdadeiro. Com isso, ele propõe que os homens devem recorrer a experimentação em detrimento das antecipações da mente para realizarem descobertas cientificas.
Tais idéias serviram de base para o desenvolvimento da ciência moderna, que apresenta um caráter empírico e racional e foi responsável por descobertas muito uteis ao homem. Estas inovações poder ser exemplificadas pelos avanços na medicina ( como é o caso dos transplantes, da hemodiálise, entre outros), desenvolvimento de sistemas meteorológicos e os avanços nas áreas de comunicação e transportes.