Total de visualizações de página (desde out/2009)

terça-feira, 3 de maio de 2022

"Um Brasil apenas

   Pensando o positivismo como, dentre outras coisas, a prevalência do amor como princípio, da ordem por base e do progresso como fim, tal mote demonstra-se, portanto, como uma das bases teóricas da Ditadura Cívico-Militar Brasileira.
     O amor pelo todo, a ponto de um grupo de pessoas ter de abdicar de seus direitos, sacrificar-se por um suposto bem coletivo, ocorrendo, até, de haver um certo flerte com o ufanismo, posto que esse seriam, em tese, os símbolos nacionais, a síntese desse coletivo. Coletivo esse, importante destacar, uníssono, sem divergências claras e explícitas supostamente.
     A ordem como fundamento, diagnostica a luta do regime contra o chamado "inimigo interno", posto que, de modo geral, a crítica, reflexão mais dialética, ou ainda, meramente, a divulgação dessas informações tendia a ser vista como algo subversivo, capaz de prejudicar a manutenção dessa ordem e, portanto, algo a ser combatido.
     O progresso, por sua vez, seria obtido mediante, de modo geral, a conquista dessa ordem, e preponderância desse amor. Tal progresso, naturalmente, é um tanto desviado do que, hodiernamente, se considera, quase que unanimemente, como algo progressista. O progresso, por essa óptica, tolera restrições de direitos, perseguições e similares, afinal, o que deve prevalecer, nesse sentido, é um suposto bem coletivo, ainda que esse bem coletivo possa ser ditado, quase que livremente, pelos detentores do poder.

"Havemos, sempre audazes
Afrontar o perigo
E seremos perspicazes
Ante o mais férreo inimigo
Por isso, não tememos
Sempre fortes, sobranceiros
E com bravura lutaremos
Brasileiros nós somos
Nós somos brasileiros
Avante, camaradas
Ao tremular do nosso pendão
Vençamos as invernadas
Com fé suprema no coração

Avante, sem receio
Que em todos nós a Pátria confia
Marchemos com alegria, avante
Marchemos sem receio"
Trecho da canção "Avante camaradas" (Antonio Manuel do Espírito Santo).

"Este é um país que vai pra frente
De um povo unido de grande valor
É um país que canta trabalha e se agiganta
É o Brasil do nosso amor"
Trecho da música "Esse é um país que vai pra frente" (Os Incríveis)."