Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 14 de abril de 2013

O pós-positivismo de Émile Durkheim

    Émile Durkheim criou uma nova ciência conhecida como Pós-Positivismo cujo objeto de estudo é o próprio estudante, ou seja, o homem. O sociólogo propõe uma análise dos fatos e comportamentos sociais considerando-os como "coisas" em seus estudos, os quais eram realizados por meio da oservação do real e não baseado nas ideias, pois ele acreditava que a ideologia era o falseamento da realidade.
    Ao considerar seus objetos de estudos como "coisas", Durkheim faz uma crítica a análise ideológica que vai das ideias às coisas e não das coisas as ideias, pois acredita que primeiro é necessário observar e compreender os fatos para posteriormente propor um conceito, ao invés de primeiro criar uma ideia e depois tentar encaixar os acontecimentos nela.
    O sociólogo positivista Émile Durkheim propõe o estudo das coisas como elas realmente são, diferentemente de Augusto Comte que, apesar de também ser um positivista, estuda as coisas como elas deveriam ser. De acordo com o mesmo, Comte distancia-se da verdade sociológica ao debruçar-se sobre os fatos valorizando sua ideia sobre a história e não a própria história em si.
    Por meio do estudos concreto do comportamento social como "coisa" e do distanciamento da análise ideológica, Durkheim busca alcançar a superação da metafísica e compreender os fenômenos sociais como eles realmente são.

Bianca Bastos - direito noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário