Total de visualizações de página (desde out/2009)

sexta-feira, 29 de abril de 2022

Desordem e Regresso: análise da realidade brasileira pelo viés positivista.

    Ordem e Progresso. Retirada dos ideais positivistas, talvez seja a frase mais conhecida de todo o Brasil, estampada no maior símbolo nacional - a bandeira - desde a Proclamação da República, em 1889. 130 anos depois, é de se pensar que estaríamos no último dos três estágios propostos por Auguste Comte (não que isso queira dizer algo benéfico) mas aparentemente retrocedemos ao primeiro estágio, o que contraria a filosofia positivista da constante evolução.
    A Lei dos Três Estágios, proposta pelo sociológo e pai do positivismo, Auguste Comte, rege que a humanidade estaria em evolução e seria marcada por três diferentes etapas. A primeira, seria o estágio teológico, em que a sociedade seria guiada pelos deuses e pela mitologia, como exemplo, a civilização egípcia em que as ações eram baseadas por seres antropozoomorfos. Por conseguinte, o estágio metafísico, como dos gregos, em que a filosofia serviria de base para as decisões tomadas naquele período. Por fim, o estágio positivo, em que a ciência deveria ser a resposta para todas as coisas, sendo que, para Comte, este estágio é irreversível e o que toda civilização deveria almejar, mas que, segundo o mesmo, apenas certas civilizações europeias seriam capazes.

    Desde 2016, é possível observar uma grande radicalização política no Brasil, contudo, a eleição do candidato Jair Bolsonaro no ano de 2018, agravou o cenário vivenciado. Milhões de pessoas o veem como se fosse um deus, um messias, e baseiam toda a sua vida e suas ações inspiradas nele, como se fosse um faraó dos tempos antigos, e por isso é possível notar a semelhança com um primeiro estágio. Ademais, nada é visto de forma racional, nenhum de seus seguidores é capaz de raciocinar de forma coesa sobre o que ele diz, portanto, nem o segundo estágio é capaz de se averiguar. 

    Contudo, um traço muito forte do positivismo que é possível observar nestes indivíduos é o imediatismo, frequentemente observado nas "opiniões" transmitidas, em que não há qualquer tipo de análise acerca do que é repassado e portanto, em nome de manter a ordem e o conservadorismo, acabamos retrocedendo em coisas simples do cotidiano, como o reaparecimento de doenças arcaicas, extintas há décadas, devido a negação dos seguidores do então presidente em vacinar seus familiares, resultando em um retrocesso que vai à contramão do progresso pregado pelo positivismo.

Lorenzo Pedra Marchezi - Direito - 1º Ano - Noturno