Total de visualizações de página (desde out/2009)

terça-feira, 2 de maio de 2023

A atualidade inerente ao materialismo histórico-dialético

Tanto Karl Marx como Friedrich Engels foram essenciais na formação da filosofia materialista na Alemanha, e posteriormente influenciaram o pensamento filosófico do Ocidente. O materialismo histórico-dialético propõe uma concepção de realidade que se baseia no fluxo histórico e como os fatores materiais da sociedade se alteraram com o tempo. Tal ideia, por trazer a reflexão para o mundo empírico afasta-se de Hegel, o qual tinha como regra o idealismo.  

Entretanto, para além do método que percorreu suas obras e pesquisas, propuseram também algumas questões ainda relevantes na atualidade,como a maneira pela qual os métodos de produção afetam as relações dos indivíduos em seus âmbitos mais particulares, ao ponto de se crer que certos comportamentos são apenas reflexos do tempo em que se vive, e não há,muitas vezes, a correlação formada entre como o momento presente é construído através das relações de produção. A exemplo, têm-se o fenômeno da uberização do mercado de trabalho, no qual a perda das garantias e seguridades sociais, que antigamente eram mais presentes na vida do proletariado,fez com que a sensação de insegurança se tornasse o comum, de modo que o trabalhador com a falsa perspectiva de autonomia acaba vivendo com o constante medo de não arrecadar o valor mínimo para sua subsistência. 


A análise de Marx e Engels, portanto, ainda dialoga de maneira muito pertinente com o contexto contemporâneo, haja visto que, como exposto por Sennet em seu livro ``A corrosão do caráter: consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo´´, a forma pela qual o sistema capitalista molda Enrico(pai) e Rico(filho),de modo com que eles possam servir às demandas que o mercado de trabalho exige em cada período histórico, reflete não só nas suas percepções individuais- e distintas- de progresso e felicidade, como também nas relações com seus filhos em cada geração. 


Guilherme Ferreira Ghiraldelli-1° ano Direito(matutino)

A dominação de classes por meio das relações de trabalho

  No livro “A Ideologia Alemã”, Karl Marx e Friedrich Engels defendem o conceito de materialismo histórico, ideia que tenta explicar as mudanças, principalmente sociais, durante a história humana. Aludindo-se à epistemologia grega, a pintura Escola de Atenas de Rafael, artista renascentista, ilustra um conflito entre o racionalismo de Platão, que aparece na imagem apontando para cima, em referência ao plano das ideias, e o empirismo de Aristóteles, que gesticula em referência ao chão ou ao plano material. Analogamente a isso, Marx defende em sua obra que a história se explica por meio das relações sociais e de produção e que a partir disso os ideais surgem, enquanto critica a visão idealista de autores como Friedrich Hegel, que defende que o principal "motor" da história são ideias e ações individuais e que as relações materiais são influenciadas por essas posteriormente. Então, de forma semelhante aos grandes filósofos gregos, o livro de Marx e Engels explicita um confronto em relação à origem material ou racional dos fatos ou verdades.

   Dessa forma, a obra “A Corrosão do Caráter” do sociólogo Richard Sennett apresenta uma situação real que vivenciou onde o materialismo de Marx foi exemplificado de forma concreta. No capítulo Deriva, Sennett descreve o encontro que teve com Rico, filho de seu amigo de longa data Enrico, e conta como a sua personalidade e as suas relações sociais foram profundamente influenciadas pela sua ética de trabalho, marcada pela instabilidade e pela flexibilização, o que acaba afetando negativamente sua vida pessoal, já que certas relações exigem compromissos duradouros e estabilidade, como a família. Além disso, a influência das relações de produção do capitalismo moderno e do fato de exercer um trabalho de caráter intelectual também são evidenciadas pelo desprezo que Rico sente pelo estilo do pai, que exercia um trabalho de caráter material e exprimia um ideal conformista, que ia contra o ideal de independência do filho.

   Com isso, entende-se que as relações de produção e as divisões do trabalho são, para Marx e Engels, aquilo que move primordialmente as “engrenagens” da história, assim como influenciam no pensamento do indivíduo. Por Isso, assim como para Sennett existe uma divisão na classe dominante entre aqueles que participam da elaboração dos valores que cercam sua própria classe e aqueles que aceitam passivamente esses valores, para Marx a classe dominante possui o poder controlar os princípios das classes dominadas, já que essa controla os meios de produção.  

Pedro Paulo Sachetti - primeiro ano de direito (matutino)

RA: 231224672

Autoculpabilização e o materialismo histórico dialético: um horizonte de superação

Em sua obra "A corrosão do caráter", Richard Sennet, no primeiro capítulo, "À deriva", centraliza a discussão na análise, de forma comparativa, de duas gerações de indivíduos: Enrico e Rico, pai e filho, respectivamente. O cerne da questão abordada pelo autor é a mudança substancial da forma de vida que a dinâmica social-econômica impôs a cada um deles, enquanto Enrico estava posto em uma lógica de emprego formal, estável e previsível, Rico, por sua vez, enfrentava o aceleramento das relações sociais, a imprevisibilidade e o “assumir riscos” como máxima empregatícia.

            De maneira expansiva, Enrico e Rico são representações simbólicas de uma mudança de dinâmica não restrita à família deles, mas a grande maioria da população posta no sistema político-econômico capitalista. Nesse sentido, a análise da problemática exposta por Sennet deve passar por um método científico que leve em consideração todas essas contradições concretas da sociedade, isto é, o conflito interno de Rico, em relação a sua dinâmica familiar e profissional, não deve ser entendido como inerente a ele.

            Por essa lógica, o materialismo histórico-dialético, proposto por Karl Marx e Friedrich Engels, e desenvolvido na obra “Ideologia Alemã”, assume importante papel na desconstrução da autoculpabilização comum ao sujeito contemporâneo, condição expressa nas falas de Rico à Sennet. O entendimento de que o indivíduo está inserido em uma sociedade, e que esta, o condiciona, permite a elaboração da noção de que os conflitos individuais pouco possuem individualidade, uma vez que as condições materiais da sociedade permeiam o sujeito incessantemente.

            Em suma, o conflito existente em Rico, e todos nós, pouco poderia ser explicado a partir de métodos indutivos, dedutivos etc. Nesse sentido, para ciências humanas, o método histórico-dialético assume condição importantíssima na elaboração científica e sistemática para explicação aprofundada de determinadas questões, como a de Rico, exposta por Sennet. É na materialidade, que para Marx acontecem os conflitos e também é nela em que ocorre a superação deles de maneira coletiva. 


Solidificando o sistema, liquefazendo indivíduos

Os homens da classe dominante, diante da visão marxista, tendem a definir as relações materiais e isso estabelece a realidade e os pensamentos vigentes. De uma forma quase invisível e imperceptível, o sistema capitalista define, não apenas as relações materiais, mas também todas as particularidades e os comportamentos dos indivíduos. Por isso, como Marx disse “Não é a consciência que determina a vida, mas sim a vida que determina a consciência”, logo, a vida, já estabelecida dentro do regime capitalista, direciona totalmente a consciências dos seres.

Relacionando com o capítulo “Deriva” do sociólogo Richard Sennett, o filho Rico encontra-se totalmente confuso, apesar de bem-sucedido dentro do sistema capitalista – o que, certamente, confortava ele em diversos momentos, tornando-o passivo quanto ao mecanismo que a sociedade se estabeleceu. Justamente ele é reprimido e sufocado pelo sistema – que precisa controlar tudo – e isso torna o caráter dele enfraquecido. Nesse sentido, como se fosse um looping, o sistema define o ser e sua consciência e isso impacta em como ele enxerga e sente o mundo, aceitando a conjuntura vigente.

Os limites entre produção e seres não existe para o capitalismo, visto que ele depende que tudo se misture para estabelecer um mecanismo tão forte que tenha capacidade de se manter vivo por muito tempo. Nesse sentido, Sennett expõe a corrosão do caráter dos indivíduos dentro do capitalismo e usa a história de Rico para elucidar como isso é capaz de chegar até no âmbito familiar. Analisando toda a questão familiar que começava com o pai Enrico e reflete até os filhos de Rico, evidencia-se como as relações se enfraqueceram, já que, hoje, ainda mais, o “curto prazo” é a regra, desmanchando as virtudes de lealdade e confiança.

Toda a conjuntura exposta por Sennett é capaz de elucidar defesas de Marx. Nesse viés, o sistema capitalista compõe a realidade atual e a define em todos seus âmbitos, invadindo os seres no meio mais profundo – a consciência. Dessa maneira, ter controle sobre a consciência permite que o meio mais privado e íntimo já tenha sido invadido, facilitando o controle sobre o restante. Todo o mecanismo é pensado de forma que solidifique o sistema, mesmo enquanto ele liquefaz todos os indivíduos e as relações.

 

Laís Tozzi Muraro - 1° ano Direito (matutino)

RA: 231221304

 

A permanência de problemas sociais na sociedade capitalista

 

Os sociólogos Marx e Engels foram responsáveis por realizar uma análise crítica do sistema social, econômico e político vigente no século XIX. Nesse sentido, apesar de fazerem referência ao “capitalismo industrial”, nota-se que as críticas apontadas pelos sociólogos também se aplicam ao chamado “capitalismo informacional” característico da atualidade, como a busca incessante pelo lucro que aumenta a acumulação de capital pelos donos dos meios de produção através da exploração do trabalhador e, consequentemente, aumenta a desigualdade entre as diferentes classes sociais. Assim, percebe-se que o método utilizado por eles, pautado nas condições materiais de existência dos indivíduos, permitiu um amplo levantamento das questões problemáticas intrínsecas ao sistema vigente em todas as suas fases.

   A partir do livro “A ideologia alemã”, escrito pelos sociólogos, entende-se que a consciência dos indivíduos não é determinada de modo autônomo, mas de acordo com a posição ocupada por eles na sociedade que delimita suas relações políticas e sociais. Ou seja, tal consciência é um produto social incorporado pelos indivíduos em suas ações mais básicas do cotidiano, fazendo com que a ordem do sistema capitalista seja naturalmente reproduzida. Um exemplo disso pode ser constatado nos relatos do livro “A corrosão do caráter” de Richard Sennett, no qual Rico não questiona as influências negativas do capitalismo em sua vida profissional e familiar e as adere de modo pacífico, como a aceitação do constante medo de perder seu emprego, o controle do tempo e a educação dos filhos, o que seria decorrente, segundo o autor, do lema “Não há longo prazo” inerente ao sistema econômico atual associado ao desenvolvimento de novas tecnologias. Desse modo, essa nova configuração do capitalismo relacionada ao “encurtamento dos prazos” faz com que aumente o número de empregos temporários e a flexibilização das organizações empresariais, estabelecendo uma realidade instável e disfuncional que, ainda assim, é incorporada naturalmente pelos indivíduos devido à falta de autonomia em relação à sua própria consciência.

   Em resumo, fica evidente que a análise crítica realizada por Marx e Engels ainda pode ser aplicada na sociedade atual, caracterizada, devido ao capitalismo, pela desigualdade social, pela precarização das relações de trabalho e pela padronização de uma consciência indiretamente imposta pelo sistema econômico. Ademais, Sennet ajuda a compreender como tais problemas estão presentes no contexto contemporâneo associados às novas tecnologias. Portanto, a imposição da consciência como um fator externo aos indivíduos faz com que as consequências do sistema capitalista, como a perda do “longo prazo”, permaneçam na sociedade. 


Lara Guerreiro - primeiro ano de direito (matutino)
RA: 231223196

O capitalismo e suas desigualdades



            Richard Sennet, em sua obra " A corrosão do caráter", retrata como o hodierno capitalismo deturpa Rico, filho de Enrico, em suas respectivas relações sociais. Nesse viés, tal modo de vida, oriundo das esteiras de produção do modelo Fordista, impôs aos indivíduos à necessidade de agilidade e rapidez, o que à priori mostrava-se apenas na produção de mercadorias, impactou a sociedade como um todo.

           Seguindo a mesma esteira de raciocínio, as relações sociais também sofreram o impacto do capitalismo, haja vista analisarmos a obra de Sennet, no sentido que Rico uma pessoa que sempre esteve trabalhando em uma economia instável e volátil, se mudou diversas vezes sua moradia, e sempre suas relações com o ambiente eram supérfluas, não conseguia se estabilizar. Isso se exemplifica no texto pelo lema da época: " Não há longo prazo". Sendo assim, Rico nunca adquiriu confiança e lealdade perante as outras pessoas e tudo ficou superficial. Além disso, ele também não conseguia trabalhar em grupo, tudo era individual e competitivo, o que estreitou ainda mais seus laços sociais.

        Por fim, Karl Marx em sua obra "A ideologia alemã", critica o capitalismo justamente por ele obrigar os trabalhadores a vender sua mão de obra, em um trabalho alienante, a fim de receber um salário injusto. Essas condições de trabalho não oferecem nenhuma estabilidade e conforto na vida dos empregados. Assim ambos autores concordam que existem varias negativas sobre o capitalismo. 

        

      Aluno: Diogo Zamperlini Cochito  - 1º ano Direito Noturno                                                    RA: 231223382