Total de visualizações de página (desde out/2009)

quinta-feira, 27 de abril de 2023

O enfraquecimento social devido ao trabalho

     Os pensadores Karl Marx e Friedrich Engels são muito conhecidos pelos seus ideais acerca da luta de classes vigente na sociedade e também sobre o chamado materialismo histórico. Segundo estes autores a história da humanidade pode ser vista como uma constante luta de classes sociais e sugerem que para se chegar em uma sociedade ideal, o proletariado deve ser unido visando combater as desigualdades oriundas da burguesia. Apesar de terem vivido durante o período da Segunda Revolução Industrial, muitos destes ideais perduram até hoje entre as camadas da sociedade; com ênfase para aqueles relacionados com as atuais desigualdades, com os conflitos entre tais classes e com a progressiva precarização do trabalho.
     Analogamente aos pensadores citados, Richard Sennett, um sociólogo contemporâneo, também disserta e reflete sobres os temas das alterações trabalhistas no mundo de hoje e suas consequências nas esferas das relações interpessoais. O mesmo explica que com a economia em escala mundial, devido a globalização, somado aos níveis tecnológicos levam à uma corrosão do caráter dos indivíduos da sociedade, tornando-os mais desagregados em seu trabalho, afastando-os das questões sociais ainda muito importantes, explicitando assim a crescente individualista que é presente nos dias atuais. Assim, Sennett confirma seus conceitos na crescente terceirização e automação das relações trabalhistas, que por sua vez, favorecem o crescimento do desemprego e da instabilidade do trabalho.
     Em síntese, os conceitos sociológicos de Karl Marx, Friedrich Engels e Richard Sennett são vistos como relevantes e presentes no mundo contemporâneo para se analisar e concluir ideias sobre as questões sociais e trabalhistas, principalmente no que se refere à luta de classes, a precarização do trabalho e da insegurança das relações sociais.


Renato Mello de Paula ( RA: 231224842 )
Direito Diurno  
TEMA: MARX, ENGELS E SENNETT