Total de visualizações de página (desde out/2009)

quinta-feira, 16 de junho de 2011

No manifesto comunista Marx e Engels explicita sua visão da historia e sua perspectiva do capitalismo da época, com isso em vista, representa um ponto de partida onde está sistematizada a visão do socialismo nascente e a critica ao capitalismo. Desde o início do manifesto, fica claro a visão dialética da historia, quanto à luta de classes, entre dominantes e dominados.


É importante ressaltar que no momento contemporâneo, a luta contra o capitalismo e a luta de classes perde força e a perspectiva marxista. Entretanto, destaca-se o capitalismo sustentável, por exemplo, na sociedade atual.


Marx afirma que o homem precisa se acomodar em todos os lugares, estabelecer conexões em todos os lugares. Entretanto, o que Marx vê como algo ruim, o capitalismo encara como uma necessidade real do homem, o qual precisa estar em constante desenvolvimento, a fim de não estagnar-se em uma realidade constante.

O homem é consciente quando a necessidade do progresso. Marx afirma que quanto mais o capitalismo avança mais o trabalhador é oprimido. Em contrapartida a Marx, a tecnologia é desenvolvida justamente com a intenção oposta. O desenvolvimento do aparato tecnológico auxilia o proletariado, e torna seu trabalho mais digno. Assim, necessita-se cada vez menos da exploração desse trabalhador.