Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 13 de julho de 2020

O positivismo como ferramenta do autoritarismo


  Uma das premissas do positivismo é a investigação das leis naturais e sociais através da ciência. Essa linha de raciocínio não visa apenas fundamentar uma explicação filosófica, mas também buscar respostas que contribuam para os problemas da sociedade, assim buscando o “progresso” da civilização. Entretanto, essa corrente teórica e experimental serviu, em partes, como ferramenta para justificar medidas autoritárias que se revestiram no lema: “ordem e progresso”.
  No Brasil, o principal exemplo foram as ações tomadas durante o regime militar. Inúmeros direitos humanos entre eles a liberdade de expressão e a vida, foram violados pelos atos institucionais. Esses atos foram instaurados com a premissa de que não importava o quão autoritário a medida fosse, caso houvesse o progresso econômico desejado. Todavia, esse desenvolvimento almejado gerou consequências maléficas, uma vez que os planos econômicos propostos na época e as medidas citadas aumentaram a inflação e inúmeras pessoas morreram.  
 Ademais, o positivismo incorporado da forma que foi pelo governo militar, ainda deixa sua marca presente até os dias de hoje. A recente pandemia causada pelo COVID-19 intensificou e revelou ainda mais o pensamento positivista da sociedade, à medida que o próprio presidente da república e uma parte da população preferiam que a economia não parasse mesmo sabendo que várias vidas seriam perdidas durante o processo. Dessa forma, defendendo que o mais importante seria o desenvolvimento econômico.
 Desse modo, o positivismo está incorporado na sociedade. No entanto, por mais que estimule a busca de explicações lógicas baseada em fatos científicos para os problemas sociais, essa ideologia acaba suprimindo a vontade individual. Além disso, a pandemia acabou revelando o quão o positivismo molda os pensamentos da sociedade.

Rafael Enzo Yamada-1 ano matutino