Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 14 de abril de 2013

Fato social atemporal


A maior dificuldade encontrada nas ciências humanas é o distanciamento do objeto de estudo e de seu observador, uma vez que esse é o próprio objeto a ser analisado. Para tentar solucionar tal complicação, Durkheim sugeriu que os fatos sociais fossem considerados coisas, tornando , assim, o estudo mais científico e menos metafisico.  Mas afinal, o que são fatos sociais?

O pensador considerou fato social, “toda maneira de agir, fixa ou não, suscetível de exercer sobre o individuo uma coerção exterior” (p.11 Durkheim) Assim, eles são uma força sociológica, capaz de influenciar o cidadão e por vezes puni-lo.

Tal consideração sociológica é extremamente evidente em nossa sociedade. A moda, as mídias, as diversas instituições que nos rodeiam como a família, igreja, escola, ditam regras de comportamento, de vestimenta e por vezes até influenciam nossos sentimentos e sonhos.Aqueles que não se enquadram são excluídos, discriminados, caracterizando essa força sociológica a que se referiu Durkheim de forma tão atemporal.

Entretanto, apesar de Durkheim ter sido o responsável por tornar ciência a sociologia, seu objetivo de distanciamento entre observador e objeto é uma utopia, afinal, é impossível fazermos uma analise a respeito de algo completamente livre de valoração, ou seja, de forma neutra, como ele propunha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário