Total de visualizações de página (desde out/2009)

terça-feira, 21 de junho de 2022

Marx e Engels e as noções da Sociedade Civil

 Os jovens comunistas se reuniram  em Paris em 1844, Marx e Engels perceberam as conclusões teóricas que haviam  chegado com base na experiência da investigação filosófica e científica. Eles estavam determinados a agir como críticos dos jovens Hegelianos. Tal projeto, que revelaria um novo conceito de materialismo.

  Na obra de Marx e Engels o destaque é o método pelo qual as coisas são analisadas, somente com a compreensão adequada da realidade seria possível transformá-la, por isso os sociólogos discordam daquele idealismo dos Hegelianos.Desse modo, segundo Hegel a sociedade estaria em constante evolução ocasionadas pelas “leis históricas” que são determinadas pela cultura de cada povo, assim o direito serviria como uma forma de suprir as demandas de tal desenvolvimento, representando a superação das dificuldades, logo a lei variava em detrimento das vontades particulares.

  A sociedade civil era a representação da corrupção e da miséria, portanto cabia ao Estado ser a força que organizaria a desordem, constituindo o interesse coletivo universal, mas levando em consideração que o Estado também é produto das dinâmica histórica.Vale também ressaltar que nesse ponto há algumas discordâncias entre os sociólogos, enquanto que para Engels a sociedade civil é aquela burguesa que o Estado representa o centro de tal dinâmica, para Marx a sociedade civil a expressão de todas as classes, com o povo no centro, principalmente proletariado, no centro do dinamismo histórico.

 A Teoria Materialista de Marx está relacionada à matéria social,ou seja, os estados de produção e reprodução da vida social, na qual  o trabalho representa o exercício daquilo que faz a mediação entre os homens e a natureza na produção dos bens materiais, necessários à existência da vida em comunidade. Desse modo, não é possível sem a inter-relação do homem com a natureza. Tal trabalho, sendo explorado ou assalariado, segundo Marx, sempre será a relação do homem com a natureza para produzir os meios de produção e de sobrevivência. Para ele, até a sociedade comunista, que seria a mais evoluída em seu pensamento, teria como base o trabalho associado, livre, coletivo e destinado a atender às causas sociais, mas com o trabalho e os processos de produção ao comando dos próprios produtores.

  No decorrer da história, a sociedade passou por diversas estruturas socioeconômicas, cada uma delas possuía diferentes formas de produção do trabalho. É através de tais alterações  socioeconômicas, ao longo do tempo, que construíram a base sobre a qual se formou outras formas de consciência social, como a arte, filosofia, ciência, direito e as instituições jurídico-políticas (Estado).A formação social é a conexão dos  modos de produção, onde apenas um é dominante.

  Por fim, Marx e Engels dedicaram a vida, seus projetos, contra a exploração social sem conformismos ou adaptações.Enquanto o capitalismo estiver de pé, enquanto houver exploração, miséria, fome e desemprego, a obra de Marx e Engels será atual e somente a partir da assimilação de suas idéias e da experiência do proletariado é possível se pensar na luta conseqüente por uma nova sociedade.