Total de visualizações de página (desde out/2009)

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Interpretar o sentido das ações sociais

 O estudo sociológico de Weber está circunscrito na compreensão das ações dos indivíduos, ou seja, interpretar o sentido das ações sociais, em detrimento  das leis e regimes dogmáticos, que regem os fenômenos como as ciências naturais e exatas. O indivíduo é movido por valores e depende quais valores ele mobiliza para determinada ação em determinado movimento. Para fazer a ação há de se escolher os valores (juízo de valores são o ponto de partida para as ações).
       Assim, vê-se uma forte crítica ao dogmatismo, de sorte que se conclui que não há objetividade científica  na sociologia, visto que esta aprofunda-se na subjetividade humana, portanto se qualificando como uma ciência da realidade, e não postulada. Talvez até mais que qualificando-a, mas temendo que se engessasse dogmática. A sociologia seria, pois, determinada por sentidos, empírica, movida pelos citados valores.
        Compreende que, mesmo estudando o coletivo, este é formado de indivíduos, carregado, pois, de subjetividade. "Quais valores um indivíduo mobilizará, sabendo que ele não tem o mesmo papel social em cada momento de sua vida?" Ora pai, ora trabalhador, ora consumidor, esse individualismo metodológico de muito é útil para compreender a ação social em específico.
        Discorre-se também acerca da ética protestante e de sua contribuição para o desenvolvimento do capitalismo, uma vez que, o indivíduo acreditando que, com o acúmulo alcançaria a salvação, muito o modo de produção se intensificou, exemplo países como a Suíça, a qual seguia essa lógica racional de capitalismo.