Total de visualizações de página (desde out/2009)

quarta-feira, 24 de abril de 2019





Ordem e progresso Olavianos


O positivismo é uma corrente de pensamento formulada pelo francês Auguste Comte que se fundamenta na organização técnica da sociedade moderna. O método científico é o único válido para chegar ao conhecimento e as reflexões ou juízos que não podem ser comprovados por meio de leis constantes não têm valor. Para Comte, a humanidade passa por 3 estágios de evolução: o teológico (os fenômenos são causados por seres sobrenaturais), o metafísico (os fenômenos ocorrem por causa de forças abstratas) e o positivo, superior aos demais, (por meio da método científico, os fenômenos da natureza são explicados por leis físicas que se aplicam ao mundo).                                                                                                                                                                                               Comte também criou a sociologia (nesta etapa era conservadora) como uma ciência que deveria estudar a sociedade, para detectar seus problemas e, então, eliminar seus problemas. A finalidade dessa prática seria garantir a ordem para se atingir o progresso.

Baseado nesse processo, o pensador Olavo de Carvalho faz uma série de observações a respeito dos homossexuais, em seu livro “O imbecil coletivo”. De início, começa defendendo a ideia de que duas coisas atribuídas a essa parcela da população são um mito: que eles são perseguidos e que são intelectualmente superiores. Segundo o autor, os homossexuais causaram muito mais danos às pessoas do que os danos que sofreram devido aos ataques dos heterossexuais e a lista de celebridades que comprova a inteligências deles é falsa.

Outro aspecto muito comentado é o fato de o autor não concordar com a pretensão de os gays conquistarem direitos específicos para eles. O autor adota essa posição pois acredita que a atração entre um homem e uma mulher é uma necessidade natural, pois as relações sexuais visam gerar descendentes, mantendo o número da população mais ou menos estável, ou seja, sem sexo heterossexual, ocorreria extinção. Já no caso dos gays, eliminar o desejo pelo mesmo sexo, só geraria desconforto. Por isso não coloca os heterossexuais e homossexuais no mesmo plano, chegando a afirmar que se eles tivessem leis próprias, isso poderia estimular as crianças a terem relações homossexuais, o que as levariam para o homossexualismo ou as tornariam vítimas de adultos gays e pedófilos. Por isso, o único que direito que podem exigir e o de não sofrer discriminação no emprego e na vida social devido à sua conduta sexual. 
Em resumo, Comte criou a sociologia ou física social, que enxerga a sociedade como um corpo e os seus problemas, como uma doença que deve ser eliminada.  Da mesma forma, Olavo discute a questão do homossexualismo e o desejo dos gays de obterem direitos como um problema que deve ser corrigido, para se chegar à ordem e depois ao progresso.

Allan    Direito        1 ano                noturno                    turma  XXXVI