Este é um espaço para as discussões da disciplina de Sociologia Geral e Jurídica do curso de Direito da UNESP/Franca. É um espaço dedicado à iniciação à "ciência da sociedade". Os textos e visões de mundo aqui presentes não representam a opinião do professor da disciplina e coordenador do blog. Refletem, com efeito, a diversidade de opiniões que devem caracterizar o "fazer científico" e a Universidade. (Coordenação: Prof. Dr. Agnaldo de Sousa Barbosa)
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domingo, 20 de abril de 2014
Manual do ser humano
O Positivismo, enaltecendo as regras fixas de nosso comportamento, pregava a necessidade de se manter a ordem. Para isso, a diferença de classes sociais deveria ser mantida a todo custo, pois só assim haveria progresso. Este progresso visado, entretanto, era apenas econômico. Sob este ponto de vista podemos inferir que o discurso positivista incentivava o fornecimento de condições mínimas de educação e lazer às classes menos abastadas, pois isso não apenas permitiria que elas colaborassem com o progresso da nação como também as distrairia, mantendo o pensamento coletivo afastado de quaisquer ideias revolucionárias que pudessem semear o caos.
Tal forma de pensar se encontra ultrapassada nos dias de hoje, pois sabemos que as relações entre os seres humanos são demasiado complexas para se encaixarem em uma série de regras imutáveis. Ademais, questões metafísicas sempre estarão presentes nas mentes das pessoas e, mesmo que poucas respostas irrefutáveis tenham sido dadas a elas, a reflexão do questionamento é um exercício de extrema importância para o desenvolvimento social e moral da humanidade. Não existe, pois, um manual definitivo sobre como funciona o ser humano.
Laísa Helena Charleaux - 1º ano do direito noturno
O positivismo de Comte
Ordem e Progresso
Positivismo de Comte
Reflexos positivistas
Essa filosofia tinha como a ciência como seu único método válido, diferente das eras teológica e metafísica, em que tudo se explicava pela religião e pela filosofia respectivamente, sendo a era positiva o futuro, na qual tudo seria explicado através da ciência e então se instalaria no governo uma ditadura republicana comanda por cientistas e por leis científicas. Muitas ciências ainda não estariam no ultimo estado da evolução (positivo), essa evoluiriam naturalmente conforme o decorrer histórico, como sempre aconteceu.
Comte foi um dos primeiros a separar uma ciência para analisar a sociedade, sendo um dos pais da sociologia. Os estudos tinham como prioridade o desenvolvimento da humanidade, e seria a última das ciências, englobando todo o conhecimento já adquirido de toda a população. Dividiu essa em duas partes: estática e dinâmica, a primeira tratava das condições básicas, enquanto a segunda das condições para a evolução da sociedade.
O positivismo se enraizou na sociedade de tal forma que o lema da bandeira brasileira é "ordem e progresso", na concepção de Comte só haveria progresso se houvesse a ordem fosse mantida, com cada indivíduo fazendo somente aquilo que lhe era destinado. Assim a sociedade era dividida de forma quase estamental, pois seria pouca a mobilidade social, não se poderia sair da última camada e ascender na primeira. O progresso feito seria somente pela elite, que através dessa teoria poderia continuar no poder, enquanto as demais classes eram mantidas na inferioridade. Uma consequência dessa filosofia foi a transformação do Direito em algo mecânico, que só se cumpre a lei como é estabelecido.
Gabriella Akemi Kimura-1° ano Direito noturno
Extremismos, “doutores Frankenstein” e “monstros da ciência”.
Carlos Eduardo Milani Neme - 1º ano de direito matutino (Turma XXXI)
Comte: positivista
Camila da Silva Teixeira, 1º Ano. Direito Matutino.
Degraus do progresso
Mas agora, em pleno século XXI, a ideia de cada indivíduo ter seu lugar e sua tarefa que possibilitam a caminhada da humanidade parece estar superada. Aos poucos as pessoas parecem questionar mais e mais a ideia de que a ordem garantida por um Estado forte garante o progresso.
Para Comte, o positivismo seria o último degrau da construção do conhecimento. Parece que aos poucos, com as transformações sofridas pela própria sociedade a escada rumo ao conhecimento também se transforma. Em certos momentos, parece que quebrar a ordem através de revoluções e manifestações parece o único caminho rumo ao progresso, em outras, parece que a falta dessa ordem é o que afasta as pessoas desse mesmo progresso. A questão latente é: o que precisamos agora, ordem ou desordem?
Ana Luiza Pastorelli e Pacífico - 1º ano Direito Diurno
A Sociedade como o Sistema Solar Newtoniano
A ciência positiva na sociedade
O dinamismo estático do Positivismo.
Princípio, base e objetivo.
Ordem e progresso
"O amor por princípio, a ordem por base, o progresso por fim"
O papel do individuo na sociedade segundo Comte.
A Ciência da Sociedade
Sua filosofia, também chamada de física social, seria a última ciência a ser criada para estudar o objeto mais complexo do conhecimento: a sociedade. Ele critica a idealização que o homem faz dos elementos que o circundam (como a sociedade e o Estado), defendendo apenas a descrição, pois isso evita que o homem busque o conhecimento até a sua essência, fato que para Comte atrapalha a busca, além de confundir o homem com conjecturas. Além disso, sua filosofia positiva também se baseava em leis invariáveis (analogia newtoniana).
Para Comte, o indivíduo só tem significado quando analisado no todo e cada um tem que cumprir o seu papel social para que a sociedade esteja em equilíbrio. Se isso não ocorrer, haverá revoluções e desordem, que são elementos associados aos caos. E num contexto instável é impossível que se obtenha ordem, e sem ela não é possível alcançar o progresso.
E este é o grande objetivo do positivismo: ordem e progresso. Muitos países aderiram a essa filosofia, inclusive o Brasil, que em sua bandeira possui esse lema escrito como elemento central.
A ciência positiva e o "progresso"
Comte acaba não dando importância em ideias metafísicas, e quer ir atrás da lei que rege tal fenômeno, não a causa dele. Porém, em minha opinião, as ciências evoluem em conjunto, como se fosse uma ciência "una", a ciência "metafísica" também anda junto com a ciência "positiva", e não deve ser "deixada de lado". Poderiamos usar como exemplo os Direitos Humanos, que ao longo do tempo realmente sofreu ótimas mudanças e ampliações, tornando-se cada vez mais complexos.
Talvez em uma análise mais rasa, o positivismo efetivamente seria o que leva determinada sociedade ao progresso e à ordem, porém seria só a ciência positivada sem outros fatores? Na minha opinião, cabe à nós refletirmos sobre essa questão.
Ordem e Progresso?
O Saber em Três Fases
A primeira e mais simples perspectiva de conhecimento seria a Teológica, não coincidentemente associada à ideia da crença no Divino, o sobrenatural, ao qual todos os fenômenos seriam atribuídos sem preocupação com justificativas trabalhadas. Não haveria necessidade de comprovação pois, bem como as crianças, os que estivessem nesse estágio partiriam da observação e associação, não da pesquisa, e isso era necessário para que os próximos degraus fossem alcançados pelos mesmos.
A segunda forma é puramente transitória, sem grandes marcas de mudança se comparada à Teológica. O estado Metafísico pode apresentar, como diferenciação, a unificação de várias forças sobrenaturais em uma só, ou seja, a atribuição de tais fenômenos a uma coisa só, e representa o início da idade de questionamentos da vida humana.
Como terceiro e mais avançado estágio, temos o Positivo, aquele que representa o mais alto grau de maturidade do homem, em que não basta a imaginação, mas a observação do concreto; em que deixam de importar os porquês, valendo a lógica que o saber sobre um fato gera para previsão dos eventos seguintes. Para esse degrau existem 4 fenômenos de estudo: Astronômicos, Físicos, Químicos e Fisiológicos, mas o verdadeiro e completo sistema de conhecimentos apenas se daria quando houvesse a passagem dos fenômenos Sociais de Teológicos ou Metafísicos ao Positivismo.
Atualmente, encontra-se a visão positiva na Política, na Economia e, de forma significativa, no Direito. Comte baseou-se na perspectiva determinista, na hierarquia e subordinações, sendo um dos representantes desse conjunto os militares que tiveram intensa participação na Proclamação da República do Brasil, com o lema: Ordem e Progresso.
Diferenças, conservadorismo e rigidez
A educação teria que ser modificada, pois a religião e a filosofia tradicional eram muito mais valorizadas do que a ciência, a razão e a experimentação.
Ainda hoje o positivismo está na nossa sociedade, por exemplo, como o direito brasileiro, que é positivado, ou seja, está organizado em normas, escrito para se seguir, mas algumas coisas estão mudando, pois agora se admite a interpretação das normas, pontos de vista distintos com relação a uma mesma norma, diminuindo a rigidez dos códigos e a influência do positivismo na sociedade.
Amanda Rolim Arruda - 1º ano direito noturno
Tentáculos na ciência e na sociedade
O Positivismo objetiva buscar as leis universais que regem todos os fenômenos da natureza, não se preocupando em fazer conjecturas sobre as causas de tais fenômenos, pois isso faria com que a ciência se distanciasse da verdade. Nesses fenômenos incluem-se os da vida social, estes sendo os mais complexos de serem estudados, segundo Comte. A sociologia é, como diz o filósofo, “o fim essencial de toda a filosofia positiva”, é, portanto, a ciência mais completa, a que abriga os conhecimentos de todas as outras ciências, conhecimentos estes necessários para o processo de construção da sociologia.
A influência do positivismo é enorme em vários campos da ciência, como na História e no Direito, porém a presença do positivismo não se esgota na academia, pois suas considerações acerca da sociedade também exerceram grande influência no pensamento humano. Muito importante na filosofia positiva de Comte eram os dois aspectos gerais vistos na sociedade: a estática social e a dinâmica social. A estática seria composta pelas instituições e condições presentes e que deveriam ser conservadas dentro da sociedade. A dinâmica seria subordinada à estática e atuaria no progresso e desenvolvimento das sociedades humanas. A estática, portanto, seria a base que permitiria o desenvolvimento da humanidade, daí uma ideia de manutenção do status quo que é bastante criticada atualmente pelos que acreditam que para haver progresso é necessário exatamente o contrário, ou seja, uma mudança do status quo.
Na atualidade, o positivismo pode encontrar controvérsias e contestações muito pertinentes, porém há de se reconhecer a importância da “filosofia positiva” para as ciências em geral e para a sociedade. Tanto é assim que boa parte dos estudos feitos ainda hoje nas escolas e mesmo nos cursos de graduação de muitas universidades tem um caráter extremamente positivista. Já para observar o influencia que o positivismo deixou para nossa sociedade, basta olhar nossa bandeira, com seus dizeres “ordem e progresso”, que representam claramente a ideia de estática e dinâmica positivistas.
Lucas Mota Plaza - 1 ano - Direito Diurno
Amor, ordem e progresso
Segundo Comte, a construção do conhecimento passa por três estados diferentes: o estado teológico, o estado metafísico e o estado positivo. No primeiro estado o homem explica a realidade por meio de agentes sobrenaturais, buscando conhecimentos absolutos, já no segundo estado, que marca a transição entre a teologia e a positividade, os agentes sobrenaturais são substituídos por forças abstratas, já o ultimo estado, nega as noções absolutas, preocupa-se com a descoberta das leis que regem os fenômenos, e não as causas, que segundo ele são problemas inalcançáveis, a imaginação subordina-se a observação. Embora defenda que o estado positivo marca o amadurecimento do espírito humano, reconhece a necessidade dos dois primeiros estados para a formação das primeiras conjecturas teóricas.
O Positivismo e o progresso arrebatador
Gabriela Losnak Benedicto- 1º ano Direito noturno
Positivismo social
Augusto Comte foi o pai do Positivismo, filosofia que tinha como objetivo a ordem e o progresso e o método científico como seu alicerce. Acreditava que através dessa filosofia seria possível organizar os indivíduos e a sociedade a partir das ciências naturais, tentando dessa forma sistematizar a sociologia.
O Positivismo, que exerceu grande influência no Brasil, é dividido em evoluções do conhecimento, as quais consistem em teológico, metafísico e positivo. A primeira diz respeito ao ponto de partida do conhecimento, aquele que é de certa forma intrínseco ao ser humano e explicado por forças sobrenaturais; a segunda é a transição entre as duas divisões, substituindo as forças sobrenaturais por abstratas; a terceira corresponde à evolução racional, transformando essas forças abstratas em leis naturais concretas e com total entendimento pelo homem, tornando-o capaz, portanto, de modificar e dominar a natureza.
Comte previa também que a formulação dessas leis facilitaria, além do domínio da natureza, a construção social. Afirmava que a análise científica na sociologia constitui o núcleo da sociedade, permitindo, portanto, a organização social e política, constituindo uma sociedade plena e evoluída dos conflitos presentes no contexto histórico em que viveu.
Amanda Segato e Ciscato - 1º ano Direito noturno
Ordem e Progresso
Comte, da Sociologia ao Positivismo
Sofia Andrade - Noturno
Ordem e a sociologia
Auguste Comte, o pai do positivismo, foi um exponte que englobava os principais aspectos de sua época de uma maneira única. Originário da época em que a França vivenciava o governo de Napoleão Bonaparte, foi fruto das escolas técnicas criadas pelo Imperador, que visava a industrialização do país. Somado a essa formação cientificista, incorporou completamente as obras de René Descartes e de Francis Bacon sobre a epistemologia científica, consolidando uma nova escola de pensamento assim como uma nova área do conhecimento: a sociologia.
"O amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por meta". Estando assim definida a linha de pensamento do positivismo, Comte deixa claro a rigidez científica de sua filosofia, e, mais importante, seu fim: o progresso técnico. No entanto, é passível de dúvida como que seria alcançado progresso técnico em uma área de estudo tal como a sociologia, ou física social, como a chama o autor. Com a devida análise, em que o exemplo mais claro é o lema positivista da bandeira brasileira, "Ordem e Progresso", fica evidente que a influência de tal campo do conhecimento no avanço pretendido pelo autor seria justamente através da instauração de ordem social.
Tomava-se como essencial para a manutenção da ordem que certos princípios básicos fossem tidos por toda a população, e que também abrissem mão de certos conceitos "obsoletos" em prol do bem comum, caso contrário resultaria em uma total anarquia intelectual e um Estado e instituições frágeis e temporários.
Na prática, a manutenção da ordem em conjunto com as "leis sociais" e a necessidade da "extirpação" de certos conceitos para a estabilidade estatal mostram uma tendência à ditadura. Justamente o conceito de "ordem" traz consigo uma disciplina que, em teoria, não deveria ser quebrada, que explica a grande aceitação das forças armadas ao positivismo, sendo um exemplo clássico o exército brasileiro.
Ao tentar enquadrar uma "física social" nos mesmos moldes das outras ciências, Comte não leva em conta a mutabilidade do homem, que, de acordo com Maquiavel, é a única constante em nossa espécie, ou seja, as instituições sempre serão transitórias. Embora os esforços para a criação da sociologia sejam louváveis, com grandes implicações no entendimento da sociedade, a mesma, se tida como ferramenta de controle, inevitavelmente será fracassada ou imposta à força.
Lucas Laprano - 1° ano Direito Noturno - Turma XXXI
Lembro-me de todas as vezes de que tive me esconder no porão de minha casa por causa de terremotos. Das inúmeras vezes em que acordei com o chacoalhar do chão, do barulho das coisas se quebrando ao caírem, dos gritos de desespero de minha mãe e de minhas irmãs, de meu pai perguntando se todos nós estávamos bem. É curioso, agora eu vejo, das transformações de minhas teorias sobre terremotos. Quando eu era um garotinho, pensava que Deus estava chateado conosco e, por isso, fazia a terra tremer enfurecidamente, castigando-nos por causa de nossos pecados, pela nossa falta de comprometimento em seguir seus ensinamentos. Quando eu era rapaz, pensava que os terremotos eram causados por forças ocultas, uma mistura de Deus e da natureza, não sabia muito bem ir além dessa explicação. Hoje, já com as minhas algumas décadas de vida, sei que terremotos são abalos sísmicos ocasionados na crosta terrestre, causados por alguns motivos que me limitarei a não explicar.
Cada Macaco Tem Seu Galho
os galhos quebram, e a árvore se vai
(Em memória à Ditadura Militar, na qual o Estado, com o intuito de manter a ordem, torturou muitos inocentes que protestavam a favor da democracia. A esses guerreiros, minhas eternas admirações e agradecimentos.)