Total de visualizações de página (desde out/2009)

sexta-feira, 10 de junho de 2022

Os rumos da Revolução Russa sob olhar de "A ideologia Alemã"

  A obra “ A Ideologia Alemã ” de Karl Marx e Friedrich Engels critica a abstração de filósofos alemães como Hegel e Feuerbach. A crítica gira em torno da ignorância da real condição material de existência do homem. Verificável empiricamente, desenvolve-se a ideia de materialismo histórico. Tal ideia consiste no fato da história ser, segundo os autores, a sucessão de gerações que exploram os materiais, os capitais e as forças produtivas transmitidas pelas gerações anteriores, tendo a história passada uma única finalidade: gerar a história presente. Desse modo, o presente representa o conjunto das explorações sofridas pelo homem.
Outro ponto de destaque na obra é a distinção entre classe dominante e classe revolucionária. Em cada época, se acreditou no que essa mesma época disse de si mesmo, tendo em vista que o pensamento dominante era também o pensamento da classe dominante.  Dessa forma, coube a classe revolucionária contestar esse valores. Apesar da necessidade de revolucionar as ideias, não são as ideias revolucionárias que mudam as condições sociais. Mas, sim, a prática dessas ideias.
 O melhor exemplo de prática das ideias que visavam modificar a estrutura social foi a Revolução Russa de 1917. Naquele contexto, o proletariado russo saturado pela exploração histórica czarista e dos detentores dos meios de produção, que ignoravam a verdadeira condição material de existência do homem, tentou por meio da modificação do sistema econômico melhorias nas condições de vida. No entanto, conforme explicado por Marx e Engels, ao dominar o poder político passaram a apresentar o interesse próprio como interesse dominante e a suprimir as minorias. Exemplo disso foi a concentração de poder por Stalin ( ditadura Stalinista) que determinou seu próprio interesse como interesse de todos, arruinando o sonho comunista de um autogoverno proletário, no qual o proletariado se organizaria para governo da comunidade.
                                          ULISSES DE ALMEIDA E MELLO- 1º ANO/ DIREITO NOTURNO

A crítica marxista ao idealismo

 



A filosofia materialista de Karl Marx critica duramente a ideia do mundo real ser fruto do pensamento, da ideologia. Para o filósofo, a ideologia é o falseamento da realidade, justamente por estar fundada sob preceitos ideais e não dialogar com a realidade crítica. Enquanto para uns, a realidade é uma projeção da ideia e independe do individual, tendo um significado universal; para Marx, a realidade se liga a algo que lhe é historicamente anterior e, em razão disso, entende-se ela como uma concepção materialista histórica, a qual, através da dialética materialista, determinou e definiu as condições materiais de existência – as relações de produção definem as relações sociais. Em outras palavras, o homem escreve sua história segundo um legado material transmitido pelo seu passado. Logo, a máxima dessa crítica ao idealismo por Marx: “Aqui o céu não desce a terra, mas a terra que se sobe ao céu. Em outras palavras, não partimos daquilo que os homens dizem, imaginam e representam para chegar aos homens de carne e osso”.

Mirella Bernardi Vechiato, 1º ano Direito - Matutino