Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 14 de abril de 2013

Faca de dois gumes

   Ao ser necessária uma ciencia que estudasse a soceidade, a sociologia, Comte, pai do positivismo faria tal análise social de forma a não observar e os acontecimentos históricos e sociais de forma lógica. Não faria tal análise considerando os fatos em si e sim traria, em uma concepção valorativa e dotada de pré-conceitos, uma análise na qual a História, em seu contexto geral, já seria um instrumento antes mesmo da observação. Metodo de estudo esse que, por não analisar o objeto em si, traria concepções erroneas e preconceituosas, como ao considerar certas sociedades mais ''avançadas'' que outras.
   Durkheim vem, então, dizer que deve-se estudar a sociedade através dos Fatos Sociais, de forma a analisar-se a sociedade de forma lógica, estabelecendo os Fatos como coisas.Só assim atingiríamos a verdade social plena pois estaríamos dissecando as sociedades e seus valores de forma racional, como se esquecessemos a História. Assim, a análise não seria passível de ideologias, teria uma exatidão, realmente um objeto.
   Dimensão de estudo que se torna passível de uma comparação com perspectivas Baconianas e Descartianas. Podemos destacar um igualdade de pensamento ao se definir a razão como forma suprema de análise. De modo mecanicista, esses pensadores buscam um retaliação de valores e ideologias. Buscam um modelo reducionista ao analisarem ''coisas''.
   Por outro lado diferem de maneira extrema. Enquanto Bacon e Descartes procuram mais e mais cortes no conhecimento, ou seja, uma redução extremista, Durkheim acredita que, para a compreensão plena social, deve-se analisar a sociedade como um todo, suas instituições, suas coerções e suas respectivas sansões, tornando, dessa forma, o pensamento Durkheiniano uma faca de dois gumes perante o pensamento sistemico e o reducionista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário