Total de visualizações de página (desde out/2009)

sexta-feira, 28 de abril de 2023

A ideologia do individualismo neoliberal

Marx e Engels, ainda no contexto do século XIX, analisavam as várias formas de dominação exercidas pela classe dominante na sociedade, e dentre elas fora listado o controle da produção de conhecimento, de ideias que formam o pensamento do coletivo. Tal análise comprova-se materialmente até mesmo na contemporaneidade, visto que o pensamento do coletivo é permeado pelo atual ideário dos dominantes, que é embasado no neoliberalismo. 

A doutrina neoliberal fundamenta a noção do indivíduo como figura central da própria existência, conferindo a este um papel de protagonismo frente à realidade. Ela compõe o pensamento das massas desde as classes menos favorecidas, moldando-as a partir da criação de uma narrativa baseada no indivíduo como "autor da própria vida", o qual deve enxergar a arduidade de sua condição como motivo de respeito próprio, de orgulho, tal como retratado por Sennett em sua obra. Dessa forma, fundamenta-se uma ideologia, ou seja, um "falseamento do real" que se baseia na imposição da ilusão de completo controle e autonomia sobre a própria existência ao indivíduo, que assim torna-se não apenas alienado de seu estado de explorado, como também pacificado por acreditar que o cerne de suas árduas condições de vida não advém das contradições inerentes ao capitalismo e suas estruturas de dominação, mas de si próprio, de seu próprio fracasso.

Um fruto dessa ideologia, por exemplo, é o fortalecimento da cultura do empreendedorismo e do coaching no mundo contemporâneo, a qual se vende como uma forma de ensinar ao indivíduo como alcançar a tão sonhada, conforme define Sennett, "mobilidade social ascendente". Trata-se de uma falácia que imerge o indivíduo em uma ideologia meritocrática baseada na ilusória garantia de sucesso por meio do esforço próprio e em um estado de frustração causado não graças à conclusão de que o sonho da ascensão social independe de seu mérito, mas porque o sujeito pensa não ter feito por merecer. Dessa forma, essa cultura neoliberal - oriunda da ideologia dominante - engloba e influencia os indivíduos desde os menos favorecidos a partir da promessa de melhores condições de vida a aderi-la e fortalecê-la no meio social.

Em suma, é por meio do "falseamento do real", da criação de um concreto-pensado deturpado, que se manifesta o ideário neoliberal, uma ideologia fabricada pelos dominantes para manter e expandir sua dominância social por meio da completa responsabilização do indivíduo menos favorecido por suas próprias condições e da falsa promessa de ascensão social pela adesão a tal. 

Murilo Lopes Cardoso da Silva
1º ano de direito (Matutino)
RA: 231222653 


 

Marxismo e atualidade: relação entre capitalismo e a perda do “longo prazo”

   As teorias de Karl Marx são consideradas atuais, já que apesar de elaboradas no século XIX, ainda servem para explicar fenômenos do século XXI. Posto isso, Richard Sennett em sua obra “A corrosão do caráter”, aborda essencialmente o capitalismo vigente e sua relação com o tempo, enfatizando que “não há mais longo prazo", posto que a classe dominante visa reproduzir empregos que mudam constantemente para promover benefícios próprios. Esse comportamento, aliado ao uso das novas tecnologias, permite ampliar a jornada de trabalho até mesmo para o ambiente familiar, o que evidencia o quão nocivo é o sistema capitalista. 
 A priori, salienta-se que a sociedade busca incessantemente fazer parte da burguesia, mantendo assim uma estrutura segregacionista e desigual. Isso pois, as pessoas são coagidas dada a naturalização desse pensamento, em virtude dessa classe dominar como dizia Marx, não somente as relações de produção, mas os comportamentos, por exemplo as tendências de moda ditadas pela Fashion Week. Dessa maneira, as relações de produção são condicionadas por esse sistema, que visa acima de tudo acumulação de capital.
  Nesse viés, há uma naturalização da produtividade com a ideia de que “Tempo é dinheiro”, no qual a todo momento temos que produzir para acumular capital. A produtividade encontra seu extremo na era da globalização, visto que com a evolução tecnológica há a precarização do trabalho e adoção de empregos temporários. Com isso, a experiência a longo prazo em uma estrutura empregatícia rígida tornou-se disfuncional, levando os trabalhadores a se adaptarem a uma nova forma de produção.
  Na obra de Sennett, é possível perceber essa questão, quando o personagem Rico muda de emprego diversas vezes, tentando se adequar às novas relações de trabalho. Em decorrência, há prejuízos à sua vida pessoal e familiar, porque existe uma dificuldade em conciliar horas de trabalho e de lazer. Sendo assim, a ideia “não há mais longo prazo” de Sennett, ressalta o imediatismo das relações sociais e de produção, respaldadas pelo uso dos meios tecnológicos atuais, como o celular.
 Portanto, a estrutura domina o pensamento do trabalhador a ponto de ele se responsabilizar por ações das quais não tem culpa, mas que são impostas. Por sua vez, o conjunto de valores disseminados pela burguesia fortalece o capitalismo vigente, deslegitimando discursos das classes subalternas para fortalecer o comportamento e as condições materiais de existência que beneficiem a classe dominante.

Larissa Melone Esquetini
RA: 231222751
1 ano Direito Matutino