Total de visualizações de página (desde out/2009)

sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Classe média: o operário que veste os restos da burguesia


            A modernidade é marcada por duas figuras: o burguês e o proletariado. Somente essas duas. Há uma insistente tentativa de adicionar uma classe a essa analise que, nada mais é do que o trabalhador bem vestido. A tal “classe média”, que gosta de usar esse nome para não se confundir com a ralé operária, é uma cópia malfeita, o xerox barato de uma impressora velha com tinta seca, daqueles que realmente possuem poder de fato.

            A classe média surgiu na modernidade principalmente por conta do capitalismo. A classe operária, depois de tanto ser abusada pelos donos dos meios de produção, começou a perceber o poder que tinha em mãos quando se uniam através dos sindicatos. É fácil despedir um trabalhador que reclama de seu mísero salário, mas se torna muito difícil demitir todos os seus trabalhadores. Se fizer isso, a fábrica seria só um amontoado de metal parado. Com esse tipo de manifestação, os operários começaram a ter um salário minimamente digno e tiveram a possibilidade de trazer melhores condições para a sua família. Essas melhores condições incluíam as universidades para seus filhos, e esse é um ponto crucial para a origem dessa classe média.

            Através da ascensão econômica dos herdeiros dos trabalhadores, a classe média nasce, mas, quase como uma história com um plot twist no sense, esse grupo se vira contra os sindicatos. Ao invés de defenderam jornadas de trabalhos justas, salários dignos, benefícios para os trabalhadores, eles adotaram a perspectiva neoliberal para ver o mundo. Ao invés de defenderem seus pais, eles defendem seus chefes.

Mas por que defender alguém que tem o maior poder? Qual é a finalidade de tentar se aliar aqueles que podem, a qualquer momento, mandar-lhe para a rua? Há uma figura muito semelhante, mas de outro período histórico: o capitão do mato, o negro caçador de negros. Esse sujeito é uma tentativa se assemelhar ao seu senhor, tentando copiar suas ideias e suas vontades, nem que, para isso, seja necessário punir seus iguais. O comportamento da classe média é semelhante. Mesmo que esses dois personagens nunca vão ocupar o mesmo lugar que seu senhor, eles acreditam fielmente que estão chegando lá.

            Assim se comporta a classe média. Simplesmente um cão de caça, cujo dono dá uns biscoitinhos toda vez que repete algumas palavras como “livre mercado”, “sindicatos são um bando de vagabundo”, “sou a favor da reforma trabalhista’, “pela terceirização”, entre tantas outras frases...

Murilo de Oliveira Botaro - 1° ano Noturno

Os moldes trabalhistas no contexto do capitalismo flexível.


Quando os renomados sociólogos alemães Karl Marx e Friedrich Engels escreveram seus famosos textos acerca do modelo capitalista da época, o proletariado, termo usado pelos próprios autores, se encontrava em uma situação de exploração. De acordo com tais pensadores, essa situação se estabelecia basicamente porque a burguesia, ao invés dos próprios trabalhadores das fábricas, era a detentora dos meios de produção. No contexto do desenvolvimento das ideias de Marx, portanto, os operários das fábricas trabalhavam durante horas em um cenário alienante e degradante, além de receberem baixos salários.

Atualmente, um século depois da obra de Marx e Engels, houve um desenvolvimento da ideia de Direito Trabalhista e, nesse sentido, uma análise superficial do atual cenário poderia concluir que a situação do proletário melhorou ao longo dos anos. No entanto, se observarmos as mudanças ocorridas, compreendemos a incoerência de tal pensamento.

Nos tempos do chamado “capitalismo flexível”, os indivíduos são incentivados, por exemplo, a trabalhar em casa, utilizando as novas ferramentas tecnológicas de comunicação. Dessa forma, alguém poderia indagar: “Ora, mas isso é um avanço, não? Estamos trabalhando no conforto de nossa casa! Podemos fazer nossos próprios horários. ”, mas não, não é um avanço. O fato de estarmos mais confortáveis faz com que, sem percebermos, ultrapassemos facilmente o período de trabalho. Além disso, o uso da internet e das outras ferramentas permite que sejamos cobrados 24 horas por dia, em qualquer dia da semana.

Diante de tal problema, um indivíduo também poderia afirmar que, nos moldes do sistema atual, podemos ser “nosso próprio patrão”, basta que criemos um empreendimento ou comecemos um projeto sozinhos. “Ah, a beleza do capitalismo flexível! ”. No entanto, existem muitos empecilhos no processo de criar um novo negócio, completamente inovador e que seja capaz de satisfazer nossas necessidades básicas e ainda os luxos consumistas de nosso tempo.

“Pois então inove, reinvente-se, faça um curso, busque um coach de negócios! ”. A pergunta é: qual é a parcela da população que tem as ferramentas necessárias para “se reinventar” quando preciso, contratar um coach para todos os âmbitos de sua vida e ainda manter a sua saúde física e mental em um cenário tão exigente? É evidente que apenas os mais privilegiados poderiam manter tal estilo de vida.

Para esclarecer o contexto apresentado, avaliemos um exemplo dos moldes trabalhistas atuais. Segundo o IBGE, a taxa de informalidade no mercado de trabalho foi de 40,6% no primeiro trimestre de 2020, atingindo 38 milhões de trabalhadores brasileiros[1]. Dentro desse cenário, uma das ocupações informais em crescimento se refere à dos entregadores por aplicativos, considerado um exemplo desses empregos “flexíveis” da atualidade, os quais não estabelecem vínculos empregatícios entre contratado e contratante.

Em julho de 2019, o entregador Thiago de Jesus Dias sofreu um AVC durante seu expediente e acabou falecendo. O que surpreende no caso de Thiago é que, quando a cliente contatou o aplicativo de entrega para avisar que o entregador estava passando mal, obteve a seguinte resposta: “pediu para que déssemos baixa no pedido para que eles conseguissem avisar aos próximos clientes que não receberiam seus produtos no horário previsto”[2].

O exemplo de Thiago mostra que, apesar de muitos acreditarem que as ideias de Marx estão ultrapassadas, pois não existiriam mais situações de exploração e alienação do trabalhador em tempos de capitalismo flexível, podemos sim afirmar que o estudo de tal pensador se torna ainda mais necessário diante de tal contexto. Dessa forma, podemos classificar a obra de Marx como atemporal, não perdendo e, ao contrário, aumentando sua importância ao longo dos anos.

 Júlia Scarpinati- 1° ano Direito - Matutino.

 

 

 



[1] Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2020-03/informalidade-cai-mas-atinge-38-milhoes-de-trabalhadores. Acesso em: 21 ago. 2020

[2] Disponível em: https://vejasp.abril.com.br/cidades/entregador-rappi-morre-expediente/. Acesso em: 21 ago. 2020

Da utopia ao Junho de 94

 Com a emblemática letra que o fez chegar as mais requisitadas paradas de sucesso no Brasil, o cantor de rap Djonga nos mostra um olhar pela realidade vivida por ele e por diversos homens e mulheres que, assim como o mesmo, nasceram e cresceram em periferias por este enorme país. Especificamente, quando tratamos da música "JUNHO DE 94", em seu segundo álbum de estúdio, este enuncia: "Chegar aqui de onde eu vim/ É desafiar a lei da gravidade/  Pobre morre ou é preso, nessa idade[...]" A afronta se faz logo nos primeiros versos da música, afirmando que apesar de toda a trajetória dolorosa e persistente, conseguiu atingir um incrível sucesso com uma idade não tão avançada e vindo da periferia de Belo Horizonte, Minas Gerais, local não tão de destaque, isso é claro, antes do rapper trazer visibilidade à sua área e vivências.
 Apesar de atual, a letra dialoga muito bem com o Materialismo Histórico e Dialético proposto por Karl Marx, onde definimos, de modo simplório, como a relação de indivíduo e sociedade pode ser demarcada conforme a sua classe econômica e social de nascença, conforme este cresce e passa a ser ele mesmo alguém atuante neste sociedade. Podemos dizer que, aquele que nasce de uma família de poder aquisitivo maior, surge então um leque de oportunidades e facilidades em sua vida, já quando a situação não se encontra favorável, a medida com que "portas se fecham" para o homem e, principalmente, a mulher periférica, é crescente. Uma vez que o Materialismo é a realidade material, ou um conjunto de bens possuídos.
 Se destrinchando na questão Dialética, vemos o contraste entre aqueles que vendem sua força de trabalho à aqueles que possuem os meios de produção (classe operária e burguesa, respectivamente), através da contradições de ideias das classes entre si e umas com as outras, tratando-se de ideias dominantes, que segundo o autor, emergem da classe dominante sobre a classe dominada.
 Podemos então afirmar que os dias de hoje se encontram assim? Talvez, levando em conta que metade da população brasileira não possui nem mesmo acesso à um saneamento básico, como esperarmos da classe então oprimida uma revolução de ideias? A realidade infelizmente ainda não mudou por completo, mas em passos como o de Djonga, através da música, esta tão realística e necessária para alcançar as grandes massas com toda a sua originalidade, observamos que há luz e esperança quando se dá oportunidade para quem tem talento, ou mesmo para quem quer apenas desfrutar de uma vida digna. 



GABRIELLE A. PINHEIRO - 1º ANO DE DIREITO - MATUTINO 


Expresso do Amanhã e a dominância das elites sobre o proletariado

    O filme “Expresso do Amanhã”, dirigido pelo sul-coreano Bong Joon-ho, conta história de um mundo que sofre com mudanças climáticas, decorridas do aquecimento global, e devido a isso as pessoas passam a viver dentro e um trem que fica rodando o mundo. O trem, possui vários vagões que representam as classes sociais, desde as elites que possuem áreas de lazer, restaurantes e escolas, até a classe dos trabalhadores que que são forçados a trabalharem e viverem na miséria e sem educação, tendo como sua única refeição barras de proteínas feitas de insetos. O conflito do filme consiste, na revolução do proletariado, que cansado de sua situação de exploração decide se rebelar e assumir o controle do tem para assegurar condições igualitárias aos demais passageiros.

   O roteiro do longa-metragem, é fortemente influenciado pela obra dos pensadores Karl Marx e Friedrich Engels, que discorrem ao longo de suas vidas sobre as péssimas condições de vida da classe operária e tecem críticas ferrenhas sobre o sistema capitalista e sua exploração aos que não detém capital. Em suas obras, Marx discute sobre temas como a “mais valia”, processo de extorsão por meio da apropriação do trabalho excedente na produção de produtos com valor de troca e o fetichismo dos produtos, ou seja, os produtos passam a ser objetos de adoração e dessa forma as pessoas passam a possuir uma vontade quase fisiológica de possuí-los como se sem eles suas vidas não fizessem sentido.

   Além disso, é possível estabelecer uma relação entre o materialismo dialético, bem definido por Marx com a classe dos últimos vagões do trem, pois assim como Marx relata, pois os trabalhadores são utilizados apenas para garantir a grande produção das indústrias e sustentar a elite capitalista. No filme os passageiros dos últimos vagões passam suas vidas trabalhando para fornecer energia para o funcionamento de todo o trem, isto é, sustentam todos os passageiros nas costas, passageiros esses que eles nem conhecem ou veem. Assim, temos a reprodução de um modelo capitalista nas telas, no qual a única função do proletariado é de garantir o lucro do patrão.

   Por fim, A relação entre o filme e a teoria marxista chega a ser irônica, visto que o filme é uma mercadoria como as demais, ainda mais por ser tratar de um produto “hollywoodiano”, e ser feito pelo estúdio na crença de que seu produto seja consumido e tenha lucro. Porém, mesmo com isso as críticas ao sistema ainda são muito válidas, visto que em meio a milhares de outros produtos é difícil encontrar aquele, que nos faça refletir sobre a atual organização social. Por isso, esse filme torna-se necessário para a compreensão das desigualdades.



Lucas Passos Duran Netto       1º ano     direito diurno

Uma análise marxista da sociedade

        Karl Marx e Friedrich Engels nasceram num contexto de  bastante efervescência social,política e cultural.Eles observaram os abusos cometidos pelos patrões num contexto de pós revolução industrial.Para tentar mudar essa realidade,tais autores desenvolveram  alguns conceitos na busca de uma sociedade mais justa e com menos exploração.                                                                                            Uma dessas ideias aborda que a história da humanidade é a história da luta de classes.Esse problema pode ser comprovado até os dias atuais,já que inúmeros conflitos ocorrem entre quem tem os meios de produção e os empregados.Um exemplo disso são os protestos feitos pelos entregadores,por melhores condições profissionais,o que os patrões não fazem.Esses donos de empresa buscam sempre a mais valia,conceito desenvolvido por Marx e que representa uma forma de exploração do trabalhador e ganho econômico.                                                                                                                                                 Outro conceito desenvolvido por Marx e Engels e trabalhado por Sennet é a ideia da classe dominante conseguir dominar a forma de ser e também a forma de pensar de toda população.Um exemplo disso ,no Brasil,é visto no uso de alguns produtos de marcas mais famosas.Na maioria das vezes,os ganhos práticos da mercadoria não valem seu elevado preço.No entanto,se uma parte da alta burguesia usar e anunciar nos meios de comunicação,o produto torna se extremamente desejado.Essa influência é proporcionada  entre dois países também,como ocorre pelo Eua sobre o Brasil,devido ao poder econômico dos americanos.Muitos brasileiros são influenciados por esse american way of life ditado pelas propagandas e acabam consumindo produtos na tentativa de imitar hábitos de pessoas com maior capital financeiro.                                                                                                                                       Tal fato pode ser explicado,pois os valores dominantes se tornam universalmente válidos em boa parte da sociedade.Essa falta de senso crítico muitas vezes pode ser problemática,porque muitas pessoas se endividam para seguir um padrão hegemônico,que não passa de uma mera ideia superficial e muitas vezes pouco acrescenta para melhoria social.                                                                                                        Portanto,fica evidente que as ideias de Marx e Engels são uma excelente forma para uma boa análise e entendimento do funcionamento social.Além disso,elas devem ser usadas de forma crítica para questionar estruturas de poder hegemônicas.                                                                                                                                                                                                                                                                                                               João Vitor Sodré Dias Galvão- 1ºANO DIREITO NOTURNO                 

Exegese da apropriação marxista diante do velado conflito de classes presente em "Vida de Inseto"

            Uma das clássicas obras cinematográficas da Pixar, “Vida de Inseto” (1998) tem como enredo a representação de uma colônia de formigas, as quais precisam coletar alimentos para elas e, também, para os gafanhotos, sob ameaça de ataque dos mesmos caso não o fizessem. Entretanto, Flik - uma das formigas operárias que quer ser inventor –, acidentalmente, ao testar uma de suas criações, faz com que toda colheita daquele ano seja perdida ao derrubá-la no rio. Cansado da relação abusiva dos gafanhotos, Flik após ser expulso do formigueiro, sai em busca de outros insetos com intuito de combater os opressores. Nesse sentido, apesar de se tratar de uma animação infantil, observa-se na mesma, metafóricos princípios contidos na ideologia proposta pelos alemães Karl Marx e Friedrich Engels e elementos que permitem, até mesmo, a compreensão da lógica marxista acerca da relação de trabalho por autores hodiernos como Richard Sennett.

            De início, cabe-se enfatizar a comum associação das formigas como alegoria ao operariado, traço evidenciado principalmente através das fábulas. Assim, percebe-se a presença da luta de classes – o motor da História – no reino animal de Flik, no qual o formigueiro descreve o papel do proletariado oprimido pelos gafanhotos (alusão a classe dominante de capitalistas). Tal antagonismo é ressaltado pelo fato de, na animação, as formigas terem como objetivo a coleta apenas do necessário para o consumo durante o inverno, em contraste aos gafanhotos que visavam o acúmulo de alimentos – “lucro” – e sua ostentação, como demonstrado na cena onde o líder Hopper exibe a sua abundante coleção de castanhas.

            Ademais, segundo a percepção de Richard Sennett, é possível inferir que a forma de ser fordista expressa a forma de ser dominante. Desse modo, a forma de organização da colônia das formigas é quase uma referência a mecanicidade fabril exigida no modo de produção sistemático do capitalismo. O personagem alegórico de Flik pode ser entendido como o ente primordial da revolução “proletária” iniciada pela união das formigas contra os gafanhotos, as quais conseguem derrubá-los do poder e estabelecem uma comunidade nos moldes do socialismo científico, consagrado pela emblemática fala de Flik no filme: “Basta de exploração!”

            Além disso, pode-se ressaltar que no materialismo histórico dialético, tese bem enfatizada por Marx junto da totalidade, é perceptível analisar que as relações produtivas inferem na organização da vida social e da composição estatal. Esse processo, depois interpretado por Sennett desenvolve-se na abordagem de que o tempo da produção infere no “tempo da vida”. Isso pode ser observado em “Vida de Inseto”, uma vez que a passagem temporal perceptível do formigueiro é marcada pelo período entre uma colheita e outra, o que também remete a terminologia de Marx da alienação do processo produtivo e de consumo.

            Torna-se claro, portanto, a importância da teoria marxista e engelsiana tanto no meio ficcional quanto na realidade hodierna. Em uma sociedade moderna na qual preza-se cada vez mais pelo individualismo em detrimento do coletivo, é essencial destacar os ideais proferidos na ideologia alemã a fim de estabelecer uma totalidade – rede de relações perante diversos fenômenos que se configura em constante mudança – mais igualitária e justa. Por fim, tal qual Flik para diminuir a exploração consequente e assídua do capital é preciso invocar, na prática, a consciência de que se a classe operária (ou formigueiro) produz, a classe operária pertence.

    Luana Lima Estevanatto – 1º ano Matutino