Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 14 de abril de 2013

Descartes

Lógica

René Descartes revolucionou o pensamento de sua época que era fortemente influenciado pela igreja e preceitos da fé, adotando um método lógico e racional para analisar o conhecimento. Entretanto não abandonou sua religião.
Aproveitando-se do conhecimento do passado, Descartes pode aperfeiçoar seu modo de ver as coisas. De modo bastante interessante, procurou viajar para ter contato com outras culturas, outras maneiras de pensar para não julgar o diferente a partir de uma ótica preconceituosa.
Assim como outros filósofos, anteriores e posteriores a seu tempo, entendeu que estudar a si, seria o sensato para compreender o mundo a sua volta. E possível perceberem seu pensamento, algumas semelhanças com o pensamento que Comte irá adotar que busca a verdade a partir de uma ciência racional, com progresso linear fragmentando o objeto a conhecer para facilitar o estudo.
Seu fascínio pela matemática se deve ao fato das verdades que essa ciência apresenta. Sua exatidão a torna próxima de uma ciência perfeita. Desenvolvendo então um raciocínio lógico, chegou à frase que o caracteriza: “Penso, logo existo”; a partir disso, ele acredita que a alma é dotada do pensar. Contradizendo toda sua racionalidade, Descartes acredita na existência de Deus, pois um ser perfeito seria capaz de criar algo como o homem que apesar de imperfeito,  pode pensar. As ideias são perfeitas e só deixam disso em alguns momentos pela imperfeição humana e partindo delas, chegaremos perto da verdade.

Joingle Raphaela do Carmo Viotto

Nenhum comentário:

Postar um comentário