Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 27 de junho de 2022

Weber e a análise social

   Quando se pensa na sociologia de Max Weber, considerado um dos pais fundadoras da teoria sociológica, vêm à mente o conceito de ação social, um dos pontos chave do desenvolvimento da sua teoria. A teoria de Weber é considerada compreensiva, pois estabelece a compreensão da realidade, os motivos das ações para conseguir estabelecer também os seus cursos e efeitos.  

  As ações sociais foram as relações dentro da sociedade, com o indivíduo sendo forma de participação ativa no âmbito geral. As ações, portanto, são o modo de condução da vida, é o que atribui sentido para atingir uma finalidade e possui dois tipos:  

  • -O tipo ideal: corresponde a algo que "deve ser", mas que não existe dentro da realidade. É a tentativa de organização do caos e da complexidade do real.  

  • -Verdade científica: advém da comparação entre os fatos e o tipo ideal.  

     Outros conceitos desenvolvidos por Weber são o de poder e dominação. O poder se desenvolve no âmbito da competição de vontades, na possibilidade de se impor a própria em uma relação social. A dominação, então, é a possibilidade de se decidir sobre a ação do outro, é a "probabilidade de encontrar obediência a uma ordem de determinado conteúdo", e não se encontra somente na perspectiva de classe. Ser dominado implica na aceitação de um modo de condução de vida e se encontra pelo fio fino da legitimidade. 
   Finalmente, se percebe o papel do Direito como expressão da racionalização do poder e da dominação, que fornece condições para o capitalismo de se desenvolver. A racionalização da ciência e da técnica visando a produtividade, e o do Direito na previsibilidade da vida econômica. A forma do Direito na contemporaneidade representa o "tipo ideal" das condutas desejadas, é um contrato que prevê a ação no contexto das relações sociais, assume o papel de condutas expectáveis na realidade social.



Helena Motta

1 semestre Direito Noturno

Atuação do indivíduo civil inserido no capitalismo na ótica de Max Weber

  Na visão de Weber, a racionalidade se deriva da sociologia, e o significado de sociologia para o mesmo é, “uma ciência que pretende compreender interpretativamente a ação social e assim explicá-la casualmente em seu curso e em seus efeitos”. Se faz necessário ressaltar que as ações sociais na ótica do pensador consiste na compreensão dos valores, os quais movem as comportamento dos indivíduos.

      Desenvolvendo melhor acerca da atuação do sujeito civil, Weber acredita que as ações sociais são uma interação entre indivíduos e o reflexo de seus próprios valores, os quais são expressados externamente a partir de determinada ação de outros, considerando e destacando o contexto histórico, social e cultural no qual se foi cometido a ação em questão.

       Ao contrário do que Marx defende, para Weber o poder emana de forma geral e de todos os lados, o capitalismo para ele é uma forma racionalização do trabalho para a geração de dinheiro e prosperidade, seu pensamento é fortemente influenciado pelo calvinismo, que seguia o raciocínio de quanto mais o sujeito trabalhar for afortunado por isso, este é um ser abençoado. 



Maria Eduarda da Cruz Cardoso 1º Direito - Matutino

RA: 221225609