Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 14 de abril de 2013

.



Emile Durkheim, em sua obra, procura de diversas maneiras explicar o que realmente são os fatos sociais, visto que o termo gera confusão. Assim, ele os apresenta como fatos que possuem características muito especiais, consistindo nas “maneiras de agir, pensar e de sentir exteriores ao indivíduo, dotadas de um poder de coerção em virtude do qual se lhe impõem”.
            Para ele, os fatos sociais não possuem como substrato o indivíduo, mas sim a sociedade, e só existem onde há uma organização definida. Sendo, portanto, o domínio próprio da sociologia. Então, como método sociológico Durkheim propõe a análise dos fatos sociais como coisa, pois o distanciamento favorece a observação científica. Bem como compreendê-los devido à coerção que exercem nos indivíduos.
            Além disso, o filósofo inova ao fazer crítica à análise ideológica da sociedade. Na qual cria-se ideias e conceitos para depois analisar o meio social e não o contrário, como ele propõe.
            Em consonância com Bacon, primeiramente ele coloca que conceitos pré-formados na mente do cientista formam um obstáculo na busca da verdade científica. E, com Comte, ele concorda na ideia de fato social como “coisa”, mas discorda em se tratar da concepção comtiana de progresso como o sentido de toda a história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário