Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 9 de abril de 2016

Leis influentes, porém generalizantes

Comte, filósofo positivista, acreditava que havia a possibilidade de conseguir propor um planejamento para um desenvolvimento da sociedade através das ciências exatas e biológicas (é importante ressaltar que essa filosofia positiva teve como precursores Descartes e Bacon, no entanto, foi consolidada somente com Comte). O filósofo baseava seus projetos apenas por meio da observação dos fatos e pela experimentação, com o intuito de encontrar uma verdade absoluta, ou seja, a ciência é considerada o único caminho para um conhecimento incontestável. Alem disso, para ele, manter a ordem no mundo era o caminho para o progresso. Todavia, o positivismo é contra qualquer forma de ação violenta que busque tal transformação, pois essa filosofia defende a ideia de que precisamos agir através da demonstração e do convencimento.
Além disso, Comte formulou uma lei a qual se baseava em três estágios, o qual afirmava que o ser humano só atingiria o auge de sua intelectualidade quando chegasse ao último: o primeiro seguia a ideia de que o pensamento do ser humano surge num estado teológico, no qual este usava seres sobrenaturais como responsáveis pelos fenômenos da natureza; o segundo, que é o metafísico, formula as ideias por meio da abstração, sendo um estágio de transição; e, por fim, o estágio mais avançado intelectualmente do ser humano, que é o positivo, o qual busca o conhecimento absoluto por meio da experiência.
Vale ressaltar também que em suas teorias positivistas, em alguns instantes, Comte generaliza determinadas situações, como, por exemplo, o fato de tratar como leis invariáveis as relações sociais.

Analisando a abrangência e a expansão de suas ideias, é possível de se observar o quão Comte foi um filósofo influente na sociedade, tanto brasileira quanto num âmbito global. É explicito isso, por exemplo, a influência das suas ideias na bandeira nacional do Brasil, na qual está “Ordem e Progresso”, como também nas Forças Armadas. 

Gabriel Ferreira dos Santos - 1°ano direito (noturno)