Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 14 de abril de 2013



               O aculturamento em massa!

    A adoção de comportamentos individuais é indiretamente ligada às normas culturais que norteiam as sociedades. Entretanto, o privado, vinculado aos meios de sociabilidade, se torna refém dos valores assimilados desse ideário coletivo.
    Theodor Adorno, em seus estudos sobre a política de massas, destacou a eficiência da vontade cultural embutida na sociedade como meio de estimular determinados preceitos. O que ele chamou de manobra de massas, pode-se assemelhar com a imposição de um método, ou costume de Durkheim, que descreve o poder de coerção do individuo através da não aceitação de seus padrões em relação aos da maioria. Assim, consegue-se manter uma pessoa inserida nos moldes pré-estabelecidos e evitar que ela se destoe do meio social em que vive.
    Não obstante, outros mecanismos de coerção, também são vistos em nossa sociedade. O presídio, a escola e o manicômio, segundo Michel Foulcalt são instituições que visam apenas a doutrinar e restringir os seres que não partilham das mesmas condutas dos demais. Logo, a inserção dos seres em coabitação, a respeito do livre arbítrio, se atém à apenas a respaldar a coercibilidade e não à cumprir seus valores efetivos.
    Portanto, a sociedade é compelida à excluir as diferenças e se restringir em valores majoritários, que podem ser, ou não, superficiais, no entanto devem convergir para um mesmo destino, o aculturamento em massa!

Fábio augusto - Direito Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário