Total de visualizações de página (desde out/2009)

terça-feira, 5 de julho de 2022

O Método Compreensivo de Max Weber

   Max Weber foi um sociólogo, jurista e economista alemão. O pensador é considerado um dos clássicos da sociologia por ter fundado um método de análise sociológica de extrema importância para o desenvolvimento da sociologia enquanto ciência autônoma e bem fundamentada.Assim, suas contribuições foram em direção à análise multicausal dos fenômenos sociais. Em seus estudos, Weber destaca fatores culturais e materiais no surgimento das instituições modernas. Também analisa o consequente processo de racionalização e desencantamento do mundo que as acompanha.

  A sociologia weberiana, ou sociologia compreensiva, buscava compreender o sentido da ação social, isto é, o sentido que conduz a vida e que leva a um fim determinado, para isso Weber vai analisar somente os indivíduos, não toda a sociedade e nem as classes.Dessa maneira, após seus estudos Weber vai definir o Tipo Ideal, que seriam comportamentos e estilos de vida semelhantes que vários homens compartilham devido um processo cultural e material do mundo, assim o tipo ideal corresponderia à uma série de possibilidades reais do ser. 

   Para Max Weber, o modo como as pessoas compreendem esse valores que movem a sociedade e que ganha um sentido racional para o agente daquela ação é o que garante a universalidade do método weberiano.Além disso, Weber supõe que há um processo de “Desencantamento do Mundo”, que seria um processo de intelectualização que o ser humano está submetido há séculos, são esses mecanismos de intelectualização que fornecem os valores e princípios que formaram o que weber chamou de sentido para ação, o que motiva de fato a ação social, ou seja, a condução da vida, o conjunto de ações sociais formam as relações sociais. 

    O tipo ideal, só é capaz de se materializar, por meio do domínio coercitivo,a incidência de de estímulos externos sobre o modo de conduzir a vida,  da imposição das instituições, que produzem o enquadramento das ações e da legitimidade do dominador, que garantem a obediência ou aceitação diante de uma ação dominadora, grande parte das vezes está ligada a fatores racionais, afetivos ou vinculados ao caráter.

  


Thais M Rosario, Direito Noturno