Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 14 de abril de 2013

PONTO DE MUTAÇÃO

Até que ponto é evolução?

O filme ponto de mutação aborda, de forma interessante, uma interação de diferentes modos de agir e pensar (dos próprios protagonistas) que balanceados conjuntamente, podem chegar a um equilíbrio benéfico ao mundo.
Diversas das discussões realizadas entre os personagens são temas de livros e de estudos feitos pelo homem. Cada qual expõe através de sua perspectiva aquilo que acredita ser o melhor para si e para o mundo.
Analisando o aspecto de mecanização do mundo, tornando tudo mais prático através de objetos fruto da tecnologia que agem por você, podem ser encontradas diversas obras que citam ou tematizam essa relação demonstrando aspectos positivos ou negativos. Acreditando ser esse um tema atual no mundo moderno, fixarei nele os comentários de meu post.
O desenvolvimento tecnológico se deu pelo avanço metodológico científico e filosófico. O pensamento do homem evoluiu, assim como seu conhecimento, suas descobertas e aplicações. É incrível pensar em uma Revolução Industrial ocorrendo no século XVIII com o início de um avanço do maquinário até os dias de hoje, século XXI, com avanços tão grandes chegando à uma nanotecnologia e muito mais. Nas últimas três décadas, podemos analisar uma sofisticação dos produtos que estão cada vez mais acessíveis ao consumo geral da população. Com isso, além de muitos benefícios e praticidade, chegam também os problemas. O lixo tecnológico se faz cada vez mais presente, acarretando grandes problemas ao meio ambiente e aos anseios capitalistas do consumidor os aflorando cada vez mais. Afinal, o celular que alguém pode ter comprado ontem, já está ultrapassado hoje, virando lixo tecnológico amanhã. Apesar de parecer um pouco radical essa ideia, ela não deixa de ser verdadeira. Esses bens: carros, celulares, notebooks, aparelhos de televisão e muitos outros exemplos se tornam rapidamente ultrapassados pela evolução. O que me assusta, é a rapidez com que as coisas acontecem, sem um tempo necessário de assimilação e as consequências que esse processo pode acarretar, discutidos no filme como problema ao homem gerado pelo homem, é um tema bem interessante para própria reflexão.

Joingle Raphaela do Carmo Viotto

Nenhum comentário:

Postar um comentário