A geração atual encontra-se em uma posição extremamente delicada. Cercada de problemas políticos, crises climáticas, vulnerabilidades sociais e o advento de tecnologias cada vez mais avançadas, cabe o questionamento, estaria o mundo fora de ordem ou a ordem fora do mundo?
Primeiramente o ser humano é vítima de diversas catástrofes geradas pela crise climática; enchentes, tsunamis, terremotos entre outros, além do constante preocupação sobre o aquecimento global. Essas questões já são o indício da instabilidade da ordem no mundo, visto que causam refugiados climáticos, mortes e preocupações.
Consoante a isso, o ser humano se encontra em um estado de crise na atualidade, com a regressão de diversos direitos conquistados e com a ascensão de discursos de viés fascistas. Havia quem acreditava que o mundo havia adquirido uma certa ordem após a queda de Mussolini, Hitler, Franco e Salazar e que discursos baseados nas doutrinas desses líderes fascistas não seriam vistos no mundo moderno. Entretanto, nota-se nas sociedades a ascensão de governos de extrema direita baseados em doutrinas fascistas, questão que seria inimaginável há alguns anos.
Ademais com o governo Trump nos Estados Unidos , cidadãos LGBTQ+, mulheres, negros, indígenas e imigrantes viram seus poucos direitos conquistados diminuírem drasticamente com poucas semanas de governo; desse modo essas pessoas vivem na angústia de terem seus direitos restantes retirados. Fica o questionamento, tem como a ordem estar no mundo se cidadãos perdem seus direitos constantemente e vivem em um temor de perder direitos que assegurem dignidade humana a eles?
Além disso, países como Irã e Afeganistão restringem cada vez mais o direito das mulheres, com estas sendo proibidas de falar em público no Afeganistão e sendo mortas no Irã por protestarem. Com direitos simples sendo proibidos e a dignidade humana dessas mulheres sendo cada vez mais afetada se perguntássemos para essas mulheres se elas sentem que o mundo delas está em ordem, elas provavelmente diriam que não. Principalmente no Afeganistão, país no qual as mulheres desfrutaram de certas liberdades, como a educação, antes do Talibã assumir o poder e bruscamente regrediram vinte anos em dois.
Outro exemplo é o genocídio assistido em Gaza, no qual milhares de palestinos foram mortos. É possível ordem no mundo quando nações e seus cidadãos veem diariamente o que acontece na região porém preferem fechar seus olhos para essa realidade?
A resposta é simples, o mundo não está fora de ordem-até porque ele nunca esteve plenamente nela - a ordem é que está fora do mundo e por isso abrem-se margens para que a barbárie invada o planeta e cause mazelas para os seres humanos.