Total de visualizações de página (desde out/2009)

sexta-feira, 21 de março de 2014

Descartes e o novo Método Cientifico

O ser humano sempre foi movido por sua essência de conhecer e desvendar o mundo em que habita. Durante toda sua existência, ele procurou olhar para a natureza tentando encontrar as respostas para suas diversas questões naturais (como, "De onde viemos? Para onde Vamos?"). Acontece que com o passar dos anos, foram muitas as conclusões formadas. Muitos conhecimentos filosóficos surgiram no decorrer da humanidade, e durante muito tempo estes conhecimentos não eram organizados de maneira a facilitar a compreensão do mundo. Para podermos entender melhor o descrito acima, imaginemos um quarto pequeno, com muitos objetos diversos, todos espalhados pelas diversas regiões do quarto, de maneira a fazer uma enorme "bagunça". Assim era o conhecimento até meados do século XVI, ou seja, muito conhecimento, muita filosofia e até mesmo ciências consolidadas (como a Matemática) ocupavam um mesmo lugar. A grande consequência disso, é que haviam se formado áreas do conhecimento que possuíam bases flácidas e por vezes irracionais, e que agiam fortemente na vida de todos, como a Astrologia, a Astronomia.
Lembremos também que a sociedade era regida por argumentos de juízo analítico, ou seja, por verdades absolutas não necessitando do questionamento e da pesquisa, como a Religião e suas propostas. Surge nesse caótico meio Descartes. Ele na época frustrado com a incapacidade de poder mudar o mundo com as ciências “escolásticas”  propõe algo revolucionário para o seu tempo e que quebrou paradigmas. Em sua obra “Discurso do Método” René propõe o uso da razão , da reflexão  e de uma nova metodologia como principal forma de analise do conhecimento. Descartes parte do pressuposto de que o conhecimento que até então é muito influente não possui um método de explicação eficaz, sendo que muitas coisas partiam de ideias meramente especulativas, ou seja, sem comprovação racional. Para ele o mundo não deveria ser mais ser regido pela irracionalidade, e sim pela razão. A razão deve ser o princípio de tudo., ou melhor, deve ser o "norte" do conhecimento.
Grandes foram as contribuições de Descartes para nossa sociedade atual. Hoje seu pensamento é encarado como atrasado por muitos, entretanto foi através deste que se deu o "pontapé inicial" para a Ciência como estudamos hoje, sistematizada e com um método eficaz. Essa foi a principal ideia de Descartes, facilitar e melhorar o pensamento cientifico, partindo de um questionamento, da fragmentação de um conhecimento, da pesquisa e da ponderação.Se hoje podemos fazer uma pesquisa científica devemos muito ao grande René Descartes

Otávio Augusto Mantovani Silva
Turma XXXI - Direito Diurno