Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 14 de abril de 2013


O Primogênito Positivista 

 
 
       Emile Durkheim sociólogo que certamente se inspirou em Comte para a elaboração de suas teorias. Afinal aquele também é positivista, diria que mais racional e mais metodológico. Em sua obra Durkheim torna o objeto de estudo do sociólogo - o fato social - palpável, na tentativa de aproximar a sociologia das outras ciências. Desde a classificação à analise do fato social.
        Pela primeira vez um autor conclui que se o humano é o objeto de analise do sociólogo, então o cientista também é seu próprio objeto de analise. Porém Durkheim acreditava que mesmo com essa realidade diferente da sociologia, ela não deixava de ser uma ciência como todas as outras. Durkheim coisifica o fato social, para que ele se trone mais palpável. Também classifica tais fatos em: Fato social Normal e Fato social Patológico. Sendo o fato social normal simples atos humanos, como o casamento, comprar, o crime. O fato social patológico é um fato social normal que desorganizou o ordenamento social.
         Durkheim acredita na mudança do modo de formulação de ideias, pois das ideias derivam as coisas, para os cientistas. Porém Durkheim acredita no inverso, que das coisas se deveriam formular as ideias, observar para depois conceituar. Afinal a sociologia é uma ciência das realidades. Apesar de positivista Durkheim discorda em alguns pontos de Comte. Para Durkheim, Comte é muito metafisico quando conclui que o progresso como sentido da história, valorizando muito sua ideia sobre a história, se distanciando da verdade sociológica cientifica.
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário