“A primeira regra e a mais fundamental consiste em
considerar os fatos sociais como coisas”(p.13)” Essa frase de Durkheim gerou
muita polêmica. Apresentaria o filósofo uma atitude desumana? Quando Durkheim afirma que devemos analisar os fatos
sociais como coisas ,na verdade ,ele expressa a necessidade do sujeito do
conhecimento ter uma atitude neutra em relação ao objeto estudado; isso é uma
concepção científica altamente transgressora e não “desumana” como muitos
afirmaram. Por exemplo, no período das Grandes Navegações quando a colonização
e a exploração latino-americana foram
justificadas pela “superioridade do homem branco” ,ou seja, pela missão
de levar a “civilização” aos “bárbaros”, nota-se uma um preconceito enraizado
no etnocentrismo. É exatamente essa contaminação com preconceitos e pré-noções a
ao estudar um fato social que Durkheim quer evitar.
Nesse ínterim, percebe-se que a neutralidade perante o fato
social é atualíssima. Isso pode ser ilustrado na multiplicidade de críticas e
opiniões acerca do apedrejamento de mulheres adúlteras em alguns países do
Oriente Médio ou acerca da condenação à pena de morte na Indonésia do brasileiro
que traficara drogas. Isso seria correto? Há o respeito aos direitos humanos? Certamente, seriam negativas as respostas do
homem ocidental envolto e contaminado por suas pré-noções, por seus “ ídolos”, aludindo
à Bacon. No entanto, segundo Durkheim essa atitude é equivocada ,não podemos
julgar esses casos cerceados por nossas concepções próprias; é por isso que nos
dias atuais os princípios dos direitos humanos estão sendo discutidos e
criticados.
Recentemente, gerou-se uma problemática em torno da anual “parada-gay”
perante a moral religiosa. Isso provoca inúmeros questionamentos. O sistema
binário homem/mulher é o padrão perfeito? O princípio da dignidade humana é
universal? OS padrões ocidentais são os mais evoluídos? Durkheim considera como a forma mais legítima
de analisar essas polêmicas a
neutralidade ,ou seja, deve-se fugir do “estado de alma coletivo” e da
consciência geral que prega uma moral exterior e coercitiva, e encarar esse
elementos como fatos sociais; só assim estaríamos livres de julgamentos
preconceituosos. Afinal, o europeu classificava os indígenas canibais como bárbaros,
ignorando as “barbáries” cometidas em sua terra pela Inquisição, por exemplo...
Victória Afonso Pastori
1º Ano-Direito Noturno
Victória Afonso Pastori
1º Ano-Direito Noturno