Total de visualizações de página (desde out/2009)

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Durkheim diante da sociedade


A sociedade em que vivemos possui suas diversidades, suas culturas, seus diferentes modos de vestir e de falar, possui subdivisões que variam em partes entre si. Porém, cada subdivisão apresenta características próprias que a distingue, e a sociedade em si, apesar das subdivisões, apresenta características que a forma, que a distingue de qualquer outro conceito. Essas qualidades, comportamentos, regras de conduta, foram passados de geração a geração, e se enraizaram de tal forma que pensamos que é algo inato e natural, mas não, há um sentido para as coisas serem como são, segundo Émile Durkheim.

Os fatos sociais que regem nossa sociedade são causados por mecanismos muito profundos, são regidos pelos interesses e pela harmonia das instituições que nos cercam (Estado, casamento, religião, escolas, universidades, a cidade onde se vive, dentre outros). Dentro dos fatos sociais e regidos pelos costumes, os indivíduos dão sequencia aos valores apreendidos, como se isso fosse afirmar a individualidade e o poder de escolha.

Para Durkheim, o social tem uma natureza, uma substância diferente da natureza individual; o grupo pensa, sente, age diferentemente da maneira de pensar, sentir, agir de cada indivíduo isolado pertencente a esse grupo. Isso significa que os verdadeiros valores e opiniões estão ocultos nos pensamentos ou extremamente restritos a poucas pessoas mais próximas; as pessoas “dançam conforme a música”, seguem uma moral imposta pela sociedade para serem aceitas e bem vistas. Não há uma moral inata, há a moral que absorvemos no círculo social causada pelo ciclo harmonioso de interesses das instituições da sociedade.

                                    O gênio imortal
Poucas foram as vezes que a sociedade viu um sociólogo, filósofo, ou qualquer pensador da área das ciências humanas que tivesse um pensamento, uma opinião tão formada e imutável quantos a de Émile Durkheim. Seus trabalhos acima de críticos a respeito da obra de outros autores tinham uma reflexão muito profunda e direcionada a respeito da sociedade e seus elementos constituintes. Para ele os fenômenos sociais que independiam do homem e que tinham como seu substrato o agir do homem em sociedade de acordo com as regras sociais; denominado de fato social; estavam todos fundamentados uns nos outros, com outras palavras e explicação de um fato social estava em outro fato social.
Apesar de as teorias Durkheimenianas terem sido formuladas a partir da ótica individual de Durkheim elas revelam ser totalmente aplicáveis à sociedade. Como por exemplo, o fato social do casamento, que é totalmente reconhecido como um costume essencial para os seres humanos.
Durkheim com sua visão impressionou muitos pensadores posteriores a ele, até mesmo os pensadores dos dias atuais, que podem até mesmo não concordar, mas foram influenciados de maneira notória pelos fundamentos sociais propostos por Durkheim.
Para finalizar esse texto proponho aqui uma reflexão acerca da sociedade pautada nos pensamentos de Durkheim. O homem sempre é influenciado pela sociedade em que vive, e que tem os chamados fatos sociais que podem ser benéficos ou maléficos a ela, porém independente do ponto em que são analisados, da opinião de que quem analisa tem, eles são e sempre foram partes fundamentais de todas as sociedade e que sem eles as sociedades cairiam num marasmo sem fim.

 Afonso Marinho Catisti de Andrade