Émile
Durkhein foi o fundador da escola sociológica francesa e professor e
pesquisador social da aclamada Universidade de Sorbonne de Paris. Seus estudos
sobre a sociedade influenciaram fortemente o contexto social vigente. Vale
destacar que a Europa vivenciava, em pleno século XIX, uma convulsão de
revoluções, dentre elas: a Revolução Industrial Inglesa e a Revolução Francesa,
que foram fundamentais para modificarem o contexto social do Antigo Regime.
Anteriormente
ao pensamento de Émile Durkhein, Comte e seu método positivista já dominavam as
Ciências naturais no século XIX e ajudou também a estruturar o própria
sociologia de Durkhein. Entretanto, Durkheim não concordava de alguns
postulados de Augusto. Enquanto, o positivista entendia que as sociedades
humanas evoluíam em estágios previamente determinados, o sociólogo afirmava que
apenas o fato de já determinar uma comunidade mais desenvolvida do que a outra,
se pressupõe a atribuição de um juízo de valor do próprio pesquisador.
Dessa
maneira, Durkheim criticava as teorias de Comte e outros estudiosos sociais,
pois eles falhavam por se mostrarem abusivamente subjetivos, ou seja, não havia
uma fundamentação concreta que garantisse a confiabilidade que as ciência
exatas e naturais haviam conquistados. Buscando esse objetivo, o sociólogo
francês dedicou encontrar o objeto de pesquisa próprio da sociologia e também
sua metodologia científica para se alcançar o conhecimento, a verdade sobre a
realidade social.
A
Sociologia, para Durkhein, deveria se preocupar em estudar a origem e o
funcionamento das instituições sociais, isto é, o estudo das crenças e valores
que mantêm os indivíduos convivendo em sociedade. Nessa perspectiva, Durkhein
se preocupa com os grupos humanos, e não à própria autonomia individual. Ele
observou que as instituições sociais exercem uma profunda influencia no
comportamento dos indivíduos, o motivo pelo qual se vive em grupos está
relacionado mais com a força externa do que com a vontade individual humana.
Por isso, o pensador elabora o conceito de fato social para explicar essas
questões sociológicas.
No
livro As regras do método sociológico,
publicado em 1895 ele estabelece quais são as fronteiras existentes entre a sociologia
e as demais ciências, mas com o foco nas ciências naturais. Contudo, o método científico
elaborado seria um modelo para o desenvolvimento de estudos sociais,
resguardando, no entanto, as peculiaridades próprias dos fenômenos sociais.
O
pensador soube dar autonomia, rigor e objetividade para os estudos sobre a
sociedade, separando a ciências humanas das demais ciências e conferindo maior
respeito dentro da comunidade científica do século XX. Aproximando o objeto das
ciências; o fato social foi considerado um objeto com intuito de ser estudado
nas ciências naturais e exatas. Ele também passou a adotar o método estatístico
na pesquisa social, os dados e os resultados adquiridos fundamentam uma análise
mais adequada e exata.
A
sociedade se estabelece por meio de um fenômeno de leis gerais e permanentes,
elas seriam um conjunto de partes autônomas que executam suas funções e
contribuem para o funcionamento do todo, assim como um organismo vivo.
Para
ele, é importante a postura de um investigador social, que deve se afastar de
quaisquer prenoções, ou seja, distanciar do senso comum que já são conhecidas
pelo estudioso ao pesquisar um fenômeno social. Nesse aspecto, o pesquisador
por ser parte integrante da sociedade, deve se afastar de seu objeto de estudo,
tal como acontece nas ciências naturais. Além disso, devem-se compreender os
fenômenos sociais para além das manifestações individuais, pois as partes
isoladas de uma sociedade existem em função do todo.
O
objeto da sociologia não é a sociedade, porém são os fatos sociais. A
´´sociedade´´ em seu termos geral é vaga e muito ampla e não é possível de ser
empiricamente estudada. O fato social é um conceito que se pode ser pesquisado
de forma mais objetiva, por ser facilmente delimitado, reduzido, isolado, e
analisado em sistemas. Durkheim desenvolve a sociologia para ela se preocupar
em compreender elementos que permitem aos homens viver em sociedade, sendo essa
a função dos fatos sociais.
Eles
são determinados pela coercitividade, exterioridade e generalidade.
Estabelecendo esses parâmetros para o estudo das ciências
humanas, Durkheim não só racionalizou o seu objeto de estudo, como criou uma
nova ciência (sociologia) que passou a determinar e a estudar os seres humanos
de forma exata e objetivo. Mudando radicalmente as concepções de mundo do
passado e do futuro.
Arthur Resende
1º ano Direito Noturno