Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 14 de abril de 2013

                                           Durkheim e a sociedade orgânica
         Para Durkheim, o estudo do homem no âmbito sociológico deve ter como base a coletividade das relações, uma vez que se desconsidera o indivíduo isoladamente pois este está inserido em uma “realidade social objetiva”. A palavra-chave da vertente sociológica durkheimiana talvez seja “sociedade”. Essa seria a matriz de todas as exterioridades do homem, que determina seus pensamentos, sentimentos e toda sua a gama de ações, caracterizando um “fato social”.

        Ao estudar os fatores coercitivos impostos pelo próprio homem ao homem, Durkheim sistematiza a formação dos padrões culturais, psicológicos, morais, e comportamentais dentro de uma sociedade. Tal processo é responsável pela determinação do engajamento do homem nas relações sociais de uma comunidade, em que o comportamento desviante de um indivíduo pode gerar sanções espontâneas na sociedade, que emergem em razão de uma conduta não adaptada à estrutura do grupo, ou sanções legais, quando estas foram prescritas em formas de lei.

       A teoria de Durkheim, fundamentada no século XIX, perpassou séculos e reitera-se nas eras contemporâneas. O cerceamento da criticidade dos indivíduos ocorre devido à homogeneização criada e determinada pela própria sociedade, que busca por padrões culturais e comportamentais. Tal processo de formação da cultura remete-nos aos estudos de Adorno e Horkheimer, em que se enfatiza o potencial da mídia na determinação de tais “padrões”, manipulando o consumo de ideias e produtos da burguesia ditadora que detém os meios de comunicação.

       Por outro lado, fortifica-se cada vez mais grupos que se opõem a essa estruturação social e buscam, através de atitudes comportamentais ou ideológicas, aproximar-se de uma autonomia pessoal, independente dos valores ditados pela maioria. Assim como também surgem grupos extremistas que, em nome de um “ideal” conservador, combatem à individualidade, como ocorre nos ataques a indivíduos homossexuais.

       É evidente a influência da sociologia de Durkheim no mundo contemporâneo, sendo que a globalização é a figuração generalizada da sociedade formadora de regras e posturas sociais. Faz-se necessário a reformulação de princípios individuais que primem pela valorização da autonomia. A afirmação de uma “sociedade orgânica” formadora da homogeneização social não deve impedir a liberdade particular do indivíduo em optar pelo que lhe parece melhor.
 
Gabriela Giaqueto Gomes - 1º noturno. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário