Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 22 de junho de 2019

As relações humanas segundo Weber

Weber foi um intelectual considerado um dos fundadores da sociologia, mas também contribui para outras áreas, como o direito, filosofia, economia, política, por exemplo. Observa as relações da pessoa com a sociedade, que não considera uma coisa, mas que se baseia na ação social.  Essa ação só existe quando a pessoa tem alguma comunicação com outros. Por exemplo, ao se escrever uma carta, está se fazendo uma ação social, que tem sentido enquanto envolver outra pessoa (há a intenção de ela será lida por alguém). Mas se o indivíduo escreveu ela só para ele, não se terá ação social.  

                                                                                                                                                                                                                     
Tem uma opinião diferente de Durkheim (defendia a ideia de que os fatos sociais são impostos sobre as pessoas), pois deu destaque aos indivíduos e as ações que realiza na sociedade.                                                                                                                                                                        
O sociólogo deve estudar o sentido dessas ações, compreendendo como elas se originam. Para isso, deve criar um tipo ideal, um instrumento que orientará a sua investigação, embora não exista, pois há uma quantidade extremamente elevada no número de possibilidades que uma pessoa pode agir.  Por meio desse procedimento, dividiu a ação social em quatro formas fundamentais:
Ação social racional com relação a fins: quando a pessoa realiza um serviço objetivando ganhar dinheiro para se sustentar.
Ação social afetiva: quando a pessoa age sofrendo influência de sentimentos positivos (piedade, amor, etc.) e negativos (fúria, inveja, medo, vingança, etc.).
Ação social tradicional: a pessoa usa determinadas roupas, por exemplo, por estar habituada a isso.
Ação social racional com relação a valores por valores: quando a ação é guiada por que se acredita em algo (seguir um partido político).
Para Weber as relações sociais se tornam mais complexas ao longo da história. Divide a vida social em dois tipos:
Vida social em comunidade: há menos pessoas e suas relações são mais baseadas pelo afeto e tradição.
Vida social em sociedade: há mais pessoas envolvidas e isso quer dizer que haverá um número maior de conflitos. Por isso, as relações sociais serão mais racionais e não mais baseadas na afetividade. A criação de leis impessoais e racionais são criadas para se regular o modo como as pessoas da sociedade agem para evitar conflitos.
Um exemplo prático ocorre no trânsito: um motorista, por meio da seta, mostra a sua intenção de ir para algum lugar e, ao se portar desse modo, evita acidentes. Isso se relaciona com a teoria de Weber, pois as sociedades capitalistas atuais tendem a racionalizar as ações da pessoa. Para isso, foi elaborado o código de trânsito brasileiro como um dispositivo de controle que visa tornar a vida em sociedade possível, menos conflituosa. A seta é uma ação social, pois é orientada para outras pessoas sobre para que lado o condutor pretende se dirigir.

Allan 1º ano Direito Noturno