As obras “A Divisão do Trabalho Social”, “O Suicídio”, “As Formas Elementares
da Vida Religiosa”, “Educação e Sociologia”, “Educação Moral”, entre tantas
outras, foram fundamentais para a construção de uma lógica conceitual voltada
ao consenso social de Durkheim.
A educação é parte importante da obra do
autor, em que há reflexões voltadas a construção de uma moral coletiva, que
seria essencial para a existência da solidariedade orgânica da sociedade. Ele
diz que a influencia que os membros de outras gerações exercem e as que um adulto
exerce sobre uma criança são diferentes e isto é denominado educação.
Para ele, os homens todos não podem abdicar
de uma mesma maneira de vida, assim há aqueles homens de sensibilidade e
aqueles de ação. A educação, por sua
vez, assegura a diversidade, permite especializações. As crianças são preparadas
para isso quando um adulto exerce sobre ela uma ação com finalidade de
desenvolver talentos intelectuais e morais clamados pela sociedade.
Sua teoria, além de caracterizar a educação
como um bem social, relaciona as normas sociais e a cultura local diminuindo o
valor que as individualidades têm no desenvolvimento coletivo. "Todo o
passado da humanidade contribuiu para fazer o conjunto de máximas que dirigem
os diferentes modelos de educação, cada uma com as características que lhe são
próprias. As sociedades cristãs da Idade Média, por exemplo, não teriam
sobrevivido se tivessem dado ao pensamento racional o lugar que lhe é dado
atualmente", exemplificou o pensador.
Texto baseado na teoria de Emile Durkheim
Graziela da Silva Rosa - Direito Noturno
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