Total de visualizações de página (desde out/2009)

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Um pequeno reflexo positivista

Falando mais uma vez de mundo atual, podemos destacar a ciência como o maior motivo de descobertas válidas ao mundo. E esse destaque dado ao método científico deve-se ao Positivismo. O Positivismo que influencia a humanidade hoje, foi criado pelo famoso filósofo Augusto Comte. Sua teoria proclamava como único conhecimento válido aquele que provem da Ciência, ou seja, aquele conhecimento que não é mera especulação, mas sim algo estudado, provado e comprovado.
Não se pode negar a importância que a maioria dos homens dá a algo que não é mera especulação. Talvez, as verdades do mundo girem em torno disso, pois o mundo científico afeta a todos.
Um exemplo disso é a generalização do conhecimento que vem da Ciência. Não é raro encontrar um homem comum, que leva uma vida distante do mundo científico usar como argumento em uma discussão alguma pesquisa feita por cientistas. Pois sendo uma "pesquisa científica" traz ao argumento uma credibilidade maior. O fator está nessa palavra: "credibilidade". Algo só tem valor se tiver base no método positivista. Pode ser um exemplo simples, mas é um reflexo comum que podemos encontrar no mundo hoje. É algo que essa principal característica positivista deixou de herança. 
A teoria do Positivismo abrange mais aspectos, até mesmo quando se fala de política; mas a questão da ciência acima das coisas é algo a ser mais observado. Com isso, não se pode negar a importância do pensamento de Comte para a sociedade.

Mislene dos Santos Alves - 1º ano, Noturno

O Positivismo, suas vantagens e seu conservadorismo progressista

Uma das principais e mais influentes escolas do pensamento moderno, a Escola Positivista foi e ainda é de primordial importância na vida do homem contemporâneo. Obviamente nem todos os seus aspectos, foram aproveitados no nosso dia-a-dia por serem talvez, incompatíveis com a nossa realidade de mundo Ocidental.
O Positivismo surge com Auguste Comte, que é também considerado por muitos o pai da Sociologia. Na época em que Auguste viveu, o mundo estava passando pela Revolução Industrial, e novas formas de pensar estavam em auge. Comte percebeu que a perspectiva filosófica que estava em voga na época, já estava ultrapassada e não seria capaz de sustentar e explicar a sociedade que então estava a nascer, a Sociedade Burguesa. Ele então propôs a fundação de uma Física Social, que seria o último degrau do conhecimento científico. Que seria a mais complexa das Ciências. Percebeu ele também que era necessário que o conhecimento evoluísse seu método para conseguir atingir o degrau complexo das Ciências sociais, afinal de contas, esta seria a responsável por analisar e estudar a complexidade humana e social. Comte então anunciou que era necessário que a sociedade deixasse  todo pensamento metafísico, pois a Filosofia que até então era a maior fonte de conhecimento, que se apegava à contemplação do mundo, não seria capaz mais de comprovar as novas tecnologias. De alguma maneira Comte se apegou às teorias de Descartes e Bacon, e formulou assim o princípio Positivista, que era então a fase mais desenvolvida do pensamento humano.
O Positivismo, juntamente com a Sociologia, valorizam o pensamento puramente científico e racional. Não basta mais olhar a essência das coisas, mas sim como isto se comporta na prática. Graças a essa perspectiva, o mundo pode evoluir do simples pensamento Filosófico Metafísico que vigorou por muitos séculos.
Um dos pilares do pensamento positivista é o estabelecimento da ordem. Somente por meio da ordem é que se chega ao progresso. Desta maneira despreza-se toda e qualquer manifestação que vá contra a ordem. Sendo este um valor difícil de "engolir" em uma sociedade que vive em constantes mudanças, manter-se sempre na "ordem" segundo o positivismo, poderia ser um dos argumentos para que o nosso país ainda estivesse na monarquia escravocrata, pois romper com a ordem é impedir o progresso.
Na nossa realidade social, esse é o argumento de muitos "conservadores", que vão contra as revoltas populares, os "rolezinhos". Para o positivismo cada um deve cumprir com seu papel social e a partir do momento que se há o rompimento disto, perde-se a perspectiva de progresso. Deve-se olhar para o pensamento positivo com precaução, afinal pode ser ele base para muitas visões racistas e ultraconservadoras que na verdade, querem apenas manter o status quo e não o progresso.

Otávio A. Mantovani Silva
1º Direito Diurno - Turma XXXI