Total de visualizações de página (desde out/2009)

quinta-feira, 5 de maio de 2022

A influência de Durkheim no cientificismo moderno

 Conforme o escritor e físico Wolfgang Smith, a modernidade se constitui de uma sociedade baseada na ciência. Isto é, as estruturas de organização social se fundamentam, seja nas descobertas tecnologias, seja nas ferramentas utilizadas no dia a dia, em ciências como a matemática, física ou biologia. Isso ocorre devido a uma ideologia que Smith denomina como "cientificismo".

Nesse sentido, o considerado um dos pais da sociologia, Émile Durkheim, durante o final do século XIX e início do século XX, teve influência sobremaneira na construção de uma cientificidade da sociologia. Essa tese, que serviu de base para, posteriormente, surgir o cientificismo de que Wolfgang Smith fala, se constitui em não ir das ideias para as coisas, e sim das coisas para as ideias. 


Dessa forma, o sociólogo francês, partindo de seu contexto da academia europeia, cria o conceito de fato social, ou seja, as maneiras de agir suscetíveis a exercer no indivíduo uma coerção exterior. 

Portanto, esses conceitos, tanto de fato social, como coisa, quanto de colocar a sociologia a partir das coisas para as ideias, e não contrário, influenciaram a tese do cientificismo moderno que, posteriormente, foi alertado por Wolfgang Smith em suas obras.

Cauan Eduardo Elias Schettini - Turma XXXIX - Direito matutino


Caridade Opressiva

 Bastiat, economista e intelectual do séc XVIII, em seu livro “ A Lei “, aclamado por muitos como um símbolo contra a tirania estatal, afirma que “ a lei é a organização coletiva do direito de legítima defesa'' ( Bastiat, 1850, pag 25 ), em que ela tem como função principal fazer com que não haja a chamada ‘ espoliação ‘ por parte do Estado - definida, pelo autor que prefacia a edição de 2016, Levy Eduardo,, como quando “ ocorre sempre que a lei tira de alguém o que lhe pertence para dar a outro a quem não pertence” ( Eduardo, Levy. ed 2016. pag 12 ). Nesse sentido, é evidente que, para chegar a esta conclusão, casos de abuso de poder por parte do governo foram cometidas ou previstas.

Podendo se ater desde os levantes do Nazismo/Fascismo até casos mais particulares do território brasileiro, tal como a ditadura militar, todos estas situações desembocam na “caridade” opressiva, sendo definida pelo controle de todos ou subjugo de grande parte de um povo por “ uma causa maior”. No regime militarista, por exemplo, através de uma possível ameaça comunista, certo grupo das Forças Armadas resolveu, de fato, tomar o poder e reconduzir o país para se livrar da grande onda vermelha. 

Apesar desses casos serem mais recentes, ideias de “ aperfeiçoamento “ da humanidade para um fim sublime não possuem tanta contemporaneidade assim.Um dos maiores começos foram marcados pelos pensadores socialistas, em que, almejando alcançar seu objetivo de um Estado social igualitário, para que pudessem chegar à este, perceberam a necessidade de uma “nova humanidade “, totalmente limpa e de acordo com as concepções socialistas, para que não houvesse objeções. E, para restringir-se à política, os mais variados regimes de governo não só usavam como continuam utilizando táticas para aplicarem seus anseios em cima de uma sociedade submissa. Médici, Geiser, dentre outrso presidentes que passaram pela época da militarização, foram grandes manipuladores de opinião, se beneficiando das mais diversas formas de deturpar as informações, tais como através das propagandas, estas também extensivamente usadas no período nazista.

É muito simples compreender que o Estado atual é formado para moldar a população segundo seus princípios e corromper toda forma de valores que ela possa ter formado anteriormente, seja a linha política que for. 

Destarte,  tal como Ayn Rand, filósofa russa e escritora, citou: “ o único bem que podemos fazer para a humanidade é deixá-la em paz, ou seja, livre”, assim todo poder governamental deve se restringir e apenas cumprir com suas obrigações- proteger as garantias fundamentais do homem.

O Brasil amedrontador

 As palavras são armas

Armas que entristecem a censura

Censura ditada pelas normas

Normas impostas pelo governo

 

Nós, coagidos pela Ditadura descrita

Ditadura descrita que nos obriga a fugir

Fugir, apanhar, morrer e ser proscrita

Ser proscrita, porém, não conseguirá me calar

 

Ordem e progresso é o bordão utilizado

Bordão utilizado na mente dos utopistas

Mente dos utopistas que torna o direito do povo desprezado

Desprezado em nome da segurança nacional

 

Brasileiros acusados de praticarem um diferente tipo de guerra

Guerra revolucionária foi o nome definido

Nome definido a um medo que encerra

Encerra a paz anterior ao suposto comunismo

 

O positivismo influencia esse regime opressor

Regime opressor com raízes no direito internacional

Direito internacional que minimiza a dor

Dor dos milhares de torturados no período do terror

 

Lideranças podem, hoje, louvar essas décadas

Décadas, entretanto, que nos trouxeram apenas caos

Caos que originou pessoas molestadas

Molestadas pela aflição de não mais poderem se expressar


Núbia Quaiato Bezerra// Direito noturno.