O conhecimento tem limite?
O filme Ponto de Mutação (filme inspirado no livro de Capra) foca sua discussão entre o apoio ao método cartesiano e a critica a esse. A partir do discurso do método cartesiano surgem diversas outros tópicos ao longo no filme, tendo entre os mais interessantes a questão da ética e moral no campo das ciências.
Conforme as informações apresentadas durante a duração do filme vemos o forte embate entre o avanço da ciência ser freado ou não por noções de ética e moral da sociedade atual. Como exemplo usado no filme esta a questão da bomba atômica, questionando se aplicar tamanha pesquisa para fins bélicos é um uso ético para a ciência. Essa discussão não acaba apenas no uso da tecnologia para a construção de armas, mas também para todos os campos das ciências, principalmente para a medicina.
Até onde podemos dar liberdade aos cientistas para se envolverem com os mistérios do mundo? É necessário que o governo e a sociedade imponham limites a ciência ou cabe ao próprio campo desenvolver um limite? São perguntas deixadas em aberto. O filme produzido no inicio da década de 90 criou a pauta que a cada dia vem ganhando mais espaço na mídia.
Vicente SG Videira.