Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 14 de abril de 2013

O pós-posivismo de Durkheim


Émile Durkheim foi um importante filósofo e sociólogo pós-positivista do século XIX, uma vez que foi ele quem buscou definir o objeto e o método de estudo da Sociologia.
Consoante a Durkheim, o objeto da Sociologia é o fato social, o qual consiste em uma maneira de pensar ou agir que tem como características a exterioridade- fato social é colocado pela sociedade-, a generalidade - fatos são introjetados pelo indivíduo- e a coercitividade- são capazes de obrigar as pessoas a se comportarem de uma determinada maneira.
Dentro desse contexto, como pretendia fazer da Sociologia uma ciência racional e objetiva, Durkheim postulou como princípio fundamental do método sociológico que o fato social deve ser observado como uma coisa, assim como os objetos de outras ciências, criando um distanciamento entre o investigador e o que está sendo estudado. É mister o pesquisador se desprender de suas pré-noções- valores e crenças- para chegar em uma verdade absoluta. As coisas nos levam às ideias. Além disso, os fatos sociais devem ser compreendidos em razão da coerção que exercem sobre os indivíduos.
Essa perspectiva durkeimiana de fato social como coisa e de criar métodos de estudo para a Sociologia remonta a Comte. Entretanto, Durkheim critica a postura de Comte quando este concebe o progresso como o sentido de toda a História. Para aquele, cada estrutura social tem uma forma de funcionamento próprio, logo, devem ser estudadas dentro de suas próprias perspectivas a fim de não se distanciarem da verdade.
A atualidade da teoria durkheimiana é evidente, visto que alguns princípios por ela defendidos ainda são utilizados. A exemplo da problemática está a questão de observar os fatos sociais como coisas. Hoje, é fundamental que exista um distanciamento entre determinados profissionais- médicos, advogados- e seus objetos de estudo, os quais geralmente são pessoas, para que possam ser feitas análises racionais de seus casos. Vale ressaltar que o fato social explica as diferentes decisões que tomamos durante a vida ao propor que, muitas vezes, somos condicionados a agir de determinada maneira.

Marina Cavalli - direito diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário