Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 14 de abril de 2013

O fato social

Émile Durkheim, considerado um dos pais da sociologia moderna, tem como objeto principal de sua teoria sociológica o fato social.
Para ele, fato social é “toda maneira de agir fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior”. Ou seja, o fato social é independente do homem, individualmente falando, ele nada mais é do que as ações do homem em sociedade. Ações que são, de certa forma, impostas pela sociedade e que, às vezes, passam despercebidas, levadas como algo natural ou espontâneo.
Em seu método sociológico para a análise desses fatos sociais “A primeira regra e a mais fundamental consiste em considerar os fatos sociais como coisas”. Isto é, Durkheim, como outros, defendia o distanciamento entre observador e o objeto de estudo.
Um fator que explica essa regra é a ideia, semelhante a dos “ídolos” de Bacon, de que nossas pré-noções dificultam “a busca pela verdade científica”. Então, somente com o distanciamento é que será possível chegar a ela.
Ele também faz uma crítica à análise ideológica, aquela que vai das ideias para aos fatos, pois para ele o certo seria o contrário, das coisas para as ideias, já que a sociologia é uma ciência da realidade.
A ideia de fato social é muito importante porque nos faz ver que, apesar do que muitos acreditam, não somos o que somos e fazemos o que fazemos por vontade própria, mas porque somos condicionados a isso. E vemos que hoje em dia, mesmo com certas diferenças, vivemos em uma sociedade cada vez mais homogênea graças à globalização, o que dá mais crédito ao pensamento de Durkheim.

Letícia Roberta Santos
Texto referente ao livro "As regras do método sociológico”, mais especificamente aos capítulos “O que é um fato social?" e “Regras relativas à observação dos fatos sociais”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário