Total de visualizações de página (desde out/2009)

quinta-feira, 30 de março de 2023

  A sociologia como ferramenta de estudo social usa a base epistemológica da ciência moderna para ajudar no entendimento do mundo. Nos dias atuais, a complexidade social causa estranheza para muitos indivíduos, uma vez que certas conceições mudam drasticamente, embora a alienação esteja no ser social, de forma individual ou coletiva, em detrimento a história. Também se destaca, nesse contexto, a compreensão do individuo no mundo, perturbações pessoas x questões públicas e psicológica x sociológica. Entender que todos esses assuntos são explicado pelo conhecimento na contemporaneidade através de métodos, como racionalidade, observação e....Desta forma, torna-se viável apresentar exemplos desses temas nas próximas linhas.

          primeiramente, a percepção individual do ser é formada por diversos fatores sociais, bem como familiar e localidade onde vive, no Brasil, a construção da sociedade atual têm vários fragmentos do legado racial de escravidão construído ao longo dos séculos, o individuo se alimenta dessa legado sem perceber. desta forma, raramente o homem tem consciência da complexa ligação da sua vida e o curso da história do mundo. Igualmente no atual, o movimento geopolítico que envolve o bloco econômico BRICS, o qual modifica as relações econômicas entre países ricos e emergentes, interferindo na vida de milhares de pessoas, mas não sendo percebido pela grande massa populacional. Da mesma forma, deve-se falar também a falta de capacidade do homem de orienta-se de acordo com os valores que amam, pois os direitos alcançados pelos minorias causa espantos nas pessoas na sociedade atual. Assim, a imaginação sociológica tem a capacidade de ir das mais impessoais e remotas transformações para as características mais intimas do ser humanos e ver as relações entre as as duas. 
           Outrossim, a sociologia ajuda no entendimento todas essas relações no mundo contemporâneo através do mapeamento do individuo em vários âmbitos e as suas relações diversas relações sócias, embora muitas pensadores tenham estabelecido métodos sócio cientifico, como Descates e Banco, na modernidade e correntes de de escolas de pensadores, igualmente o Positivismos, nos dias atuais há um conjuntos desses pesadores de diversas escolas que ajuda a entender o mundo pela sociologia.       

A problemática do pensamento positivista na contemporaneidade

 

 No contexto da Revolução de 1830, conflito entre conservadores e liberais na França, o filósofo francês Auguste Comte define o termo “física social” como a ciência que tem como objeto de estudo os fenômenos sociais, os quais estariam submetidos a leis universais do mesmo modo que as demais ciências. Isso porque, ainda de acordo com o pensador, restava aos estudos sobre os aspectos sociais atingirem o seu estado positivo, que seria o último estágio do conhecimento humano pautado exclusivamente na racionalidade, o mesmo já atingido pelas ciências naturais na época.

   Haja vista que tal linha de raciocínio é inerente à corrente filosófica do Positivismo, que tem Comte como um de seus principais idealizadores, percebe-se algumas questões problemáticas associadas a esse pensamento na atualidade. Considerando-se a visão do filósofo de que a “física social” tem como obrigação solucionar o caráter revolucionário das sociedades modernas a fim de manter a ordem social, entende-se que tal pensamento está vinculado à ideia de evitar que mudanças capazes de transformar a realidade social realmente ocorram, fazendo com que as injustiças e desigualdades permaneçam na sociedade para que o atual grupo hegemônico continue assumindo essa posição. Um exemplo disso seria a aprovação da Lei de Cotas em 2012, que poderia ser vista como parte do caráter revolucionário dos tempos modernos pelo viés positivista por corromper a ordem social referente à ocupação das universidades, em sua maioria, por um grupo restrito de pessoas privilegiadas socialmente. 

     Em resumo, nota-se que, apesar de estabelecer o estudo da sociedade baseado na racionalidade, a influência do positivismo no contexto atual é problemática, visto que indica uma certa comodidade em manter a ordem social, caracterizada pela supremacia de determinados grupos que temem perder sua posição.  Portanto, fica evidente que recorrer ao pensamento positivista significa consentir com as variadas formas de desigualdade e injustiça social da contemporaneidade. 


Lara Guerreiro - Primeiro ano de Direito (matutino)
RA: 231223196

Positivismo e sua problemática

 O positivismo de Comte é uma corrente de pensamento na qual a ciência é a guia de descobertas, ou seja, deve-se confiar e acreditar na razão.  Na sociedade positiva, alcançada após as sociedades teológica e metafísica, os acontecimentos são vistos de uma forma natural, como um curso natural da vida. 

E isso é problemático, pois vê acontecimentos horríveis e abomináveis como algo "natural". Isso seria admitir que a escravidão e o genocídio cometido por Hitler fossem naturais, tirando a culpa e a responsabilidade desses acontecimentos.  

Da mesma forma, tudo o que a Grada Kilomba retrata em seu livro "Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano", como por exemplo, os negros não terem lugar de fala, não serem levados a sério, serem sempre considerados inferiores, viverem na margem da sociedade enquanto os brancos estão no centro, enfim, todos esses exemplos racistas, fossem algo natural. E disso, deriva que, como é algo natural, não deve ser visto como um problema a ser discutido e resolvido. Tratando-se como natural, retira-se todo o passado de opressão que negros vivem desde que foram arrancados de seus países e forçados a serem escravos, desconsiderando o racismo como uma extensão da escravidão. 

Por mais que o positivismo seja uma corrente problemática, ela ainda está inserida de certa maneira na sociedade. Um exemplo, é  a frase "ordem e progresso" que aparece na corrente do positivismo e que está presente, até hoje em pleno século XXI, na bandeira do Brasil por sua relação com a influência das ideias positivistas na queda da Monarquia pelos militares. Como se a sociedade fosse uma espécie de linha reta que sempre progride, o que sabemos que não é, ela é bem mais complexa do que isso. 


Giovanna de Moraes Pereira- 1º ano de direito noturno

RA: 231223706

Positivismo como física social: Ordem e progresso?

 Segundo Augusto Comte, considerado o pai da sociologia, todas as áreas do conhecimento já possuíam suas indagações e questionamentos e, então com estudiosos e cientistas que realizam o desenvolvimento de tais; porém não havia o campo do conhecimento que estudasse a sociedade e, dessa maneira, deu início ao estudo da física social e, portanto completou o sistema de conhecimentos naturais. O positivismo é a corrente que Comte desenvolveu com o intuito de provar que o conhecimento científico é o único válido, para ele a religião ou dogmas não deveriam ser levados em conta, não deveriam ser ensinados, uma vez que não é de cunho científico. A corrente positivista defende que a sociedade funciona como um organismo, um corpo e que são interdependentes, não funcionam sem o outro, cada órgão pode ser um núcleo: como a família e a propriedade, esses todos formam o indivíduo (sociedade) e, assim aconteceria o progresso – o objetivo do. positivismo. Porém é possível destacar críticas dessa forma de pensamento, como o seu lema “ordem e progresso“,o qual está na bandeira do Brasil e é retirado da seguinte frase: “amor por princípio e a ordem por base; o progresso por fim”, é necessário destrinchar tais conceitos. Ordem seria a permanência das coisas como estão, então, a sociedade segregada, pautada no capitalismo e na desigualdade social e, justificando até o regime escravocrata, o que permanece até os dias atuais; marcados pelas recorrentes descobertas de trabalhos análogos à escravidão em vinícolas da região Sul e no festival de música Lollapalooza,  o que por muitos é justificado pela manutenção das diferentes classes sociais, em que muitos não possuem o mínimo, para que outros (uma minoria) possua muito (acumulação de riquezas).  O progresso é marcado pela ideia de que a ciência tem que estar em constante redescoberta e isso resultaria no desenvolvimento da humanidade, mas isso só seria possível com a manutenção da ordem, ou seja, realizar mudanças sem abalar o sistema social, o que é notado novamente pelos trabalhos análogos à escravidão no tempo contemporâneo; em que teoricamente, é proibido, a dignidade humana é prevista na constituição brasileira, mas na realidade é bem diferente, perceptível por tais noticias. O mais revoltante é a persistência de acontecimentos como esses, uma vez que o culpados não são julgados conforme deveriam; pois ainda exercem alta influência na sociedade atual. 

 

Maria Eduarda Souza Vasconcellos – RA:231220651. 1* ano direito matutino.