Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 25 de junho de 2022

Capitalismo Weberiano

 

Weber, ao contrário de Marx, encara o capitalismo de modo positivo, enquanto Marx via o capitalismo como um modelo de exploração do proletariado pela burguesia, Weber o vê como modelo ideal. Para este, o capitalismo provia a racionalização do trabalho e do dinheiro, garantindo a prosperidade, e capacidade de gerar cada vez mais dinheiro

Weber teve bastante influência do pensamento kantiano, que sustentava o idealismo. Kant acredita que o plano das ideias seria o mais puro e a priori. Baseado neste pensamento, Weber acreditava que o capitalismo era como um ideal, um espírito, e a partir disto esse sistema seria construído na prática.

Weber também utiliza o Protestantismo como base para seus estudos, principalmente o calvinismo. Segundo esta corrente, o homem de valor era aquele que trabalhava muito e não se entregava aos prazeres da vida, acumulando cada vez mais dinheiro. Logo, baseado neste pensamento, Weber analisa o desenvolvimento econômico das diferentes nações, e percebe que as protestantes se tornaram as maiores potências.


Bruno Issamu Ishioka

1° ano Direito - Matutino