Total de visualizações de página (desde out/2009)

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

My Way


Presente inclusive nas sociedades modernas, a solidariedade mecânica jamais foi uma característica exclusiva de sociedades pouco desenvolvidas. Buscando defender uma consciência comum, tal tipo de solidariedade esta presente nos dias atuais.
Valendo-se de algo que está presente nas pessoas, apresentadores como José Luiz Datena e seu “Brasil Urgente” exploram a mecanicidade; expondo o senso comum em cadeia nacional, deixando de lado, muitas vezes, o direito como norma reguladora de punições e imaginando-se como em posição de julgar e condenar o mostrado com culpado.
Contudo, tal direito é derivado da vontade da sociedade, que vê como transgressão à regra o que é diferente do senso comum de normalidade. No fim das contas, o direito é a forma de legalizar o senso comum sobre o que é passível de punição ou não. Não se pode fazer como Frank Sinatra, que “fez ao seu jeito”, pois, caso isso fuja do que a sociedade entende como normal, será punido.

Tudo pelo bem maior?

        
      Desde sempre escutamos que estudar é muito importante para quem quer crescer e se tornar um "adulto de sucesso". E assim, a maioria das crianças desenvolve o mecanismo de "estudar porque é importante" e não porque realmente gosta. Essas crianças crescem e mesmo sem se identificar totalmente com as opções de cursos que suas  famílias  "sugeriram" ,elas entram em uma universidade para manter o curso da sociedade. Esse mecanismo descrito é um dos fatos que comprovam a aplicabilidade da solidariedade orgânica em nossas vidas.
          Durkheim caracteriza a modernidade como geradora de uma sociedade em que os indivíduos estão unidos graças à divisão do trabalho, que direciona cada pessoa para um ofício diferente. É diante da sociedade moderna que encontramos a solidariedade orgânica;  ao mesmo tempo em que integra o indivíduo como parte da sociedade através da interdependência, também os diferencia, uma vez que cada um possui a sua personalidade e seus interesses individuais. No entanto, essa diferenciação possui certo limite, há certa alternância em que a nossa ligação individual com a sociedade não ultrapassa a nossa ligação coletiva, ou seja, o tipo de solidariedade que nos une enquanto partes integrantes e necessárias da sociedade.

    É neste ponto que podemos abordar melhor os argumentos que nos convencem de que o estudo é importante. Analisando esse fato, percebo que seria melhor que eu fosse incentivada a estudar porque pode ser algo satisfatório e interessante, quando só jogaram um conceito de "status e sucesso" que eu nem sabia direito o que era. Esses conceitos que constantemente são "despejados" nos estudantes, nada mais são do que a conservação da solidariedade orgânica. Independente de nossos anseios e vontades deve-se prezar pelo bem da sociedade e pela solidariedade orgânica, fazendo com que assim o sistema continue com todas as engrenagens funcionando.Ao estudar Durkheim e a sua análise sobre as sociedades modernas, é perceptível que a principal herança da solidariedade é essa necessidade de manter as pessoas em suas devidas funções. Mas seriam essas funções um caminho satisfatório para todos? Seria a abdicação de alguns dos nossos desejos a única forma de manter a estabilidade social? Será que a sociedade só funciona através da complementação de funções, ou já estamos acomodados com essa explicação?
      

CRÔNICA DE UMA TERÇA-FEIRA DE LUTA!


Enquanto uma multidão colocava para fora da universidade pública uma excrescência de homem autointitulada “príncipe herdeiro” era impossível não vir a sua cabeça as imagens de quando havia ingressado na universidade e tudo o que presenciou desde então. Lembrava que já na primeira semana de aula se aventurou a viajar para Brasília para participar da Marcha Nacional pela Reforma Agrária do MST. Sabia que a concentração de terras, que vinha de séculos no Brasil, era um câncer que impedia que milhões de trabalhadores pudessem trabalhar e cultivar seu próprio alimento. Mas não podia imaginar como as coisas se davam por dentro. Na sua cabeça ficou marcado para sempre a solidariedade entre os camponeses pobres que estavam há dias viajando à pé para Brasília. Um dos trabalhadores, com as mãos que indicavam longos e duros anos trabalhando na lavoura, lhe ofereceu sua marmita, pois sabia que aqueles estudantes, vindos de Franca, estavam ali para apoiá-los, para conseguir a reforma agrária “na lei ou na marra”. Para conseguir o tão esperado pedaço de terra que os latifundiários, assim como seus antepassados senhores das capitanias hereditárias, negavam ao povo.
Lembrou-se das viagens ao munícipio de Colômbia. A estrada repleta de buracos e com treminhões passando a toda velocidade. Valia a pena, pois eram tardes de formação política junto a trabalhadores sem terra de um movimento chamado OITRA, a maioria formada por ex-cortadores de cana da região. O que fazíamos era muito pouco, mas havia uma sensação de dar uma “pancada” nos latifúndios da região de Barretos. Lá não há só rodeios, botas e “agroboys”. Há, sobretudo, milhares de homens e mulheres que trabalham 8, 9, 10 ou 12 horas por dia sob o sol, às vezes sem receber, às vezes sofrendo acidentes, para enriquecer algum usineiro.
Em seguida, veio a mente a imagem de quando um operário da construção civil, que há pouco participara de uma duríssima greve contra as grandes construtoras de fortaleza e começava a dar seus primeiros passos na política revolucionária, veio lhe elogiar sobre uma intervenção no Congresso da central sindical Conlutas em Minas gerais dizendo: “Você está certo. Não podemos apoiar a polícia, ela só serve para reprimir a peãozada quando saem à lutar por seus direitos. Eu vi isso na última greve”.
Jamais poderia esquecer-se das madrugadas em claro para organizar a campanha contra a demissão de sapateiros. Foi onde conheceu os bairros de Franca. Um município onde a sede de lucros dos patrões das fábricas de calçados coloca uma disjuntiva para os jovens da cidade: oito horas infernais em frente a uma máquina para produzir sapatos para madames ou a criminalidade. Mesmo assim conheceu sapateiros, um em especial, que são incansáveis. Acordam de madrugada, trabalham durante todo o dia e ainda há disposição para organizar a resistência de nossa classe, trazer novos companheiros para a luta, levar cultura para a periferia.
Pensou também nas terceirizadas da limpeza USP. Foram humilhadas e desrespeitadas pela empresa prestadora de serviços e pela reitoria da USP. Não abaixaram a cabeça. Essas mulheres, outrora invisíveis, agora organizavam a luta. Escancaram a podridão dessa corja de burocratas acadêmicos que administram as universidades públicas e mostraram que a terceirização é uma verdadeira escravidão do século XXI.
 Naquela terça, quando passava pelos portões da UNESP, não podia deixar de pensar no contraste visível entre a sua sala de aula no curso de Direito e do galpão onde trabalhava como operador de telemarketing. Nas salas, um ou dois negros entre dezenas laptops, Tablets, ipod´s e alguns sorrisos de quem ainda está por descobrir o Brasil. No galpão centenas de pessoas que já descobriram esse país há algum tempo, na sua maioria mulheres, negras e homossexuais que passavam oito horas por dia sofrendo assédio dos chefes para no final do mês conseguir 700 reais e, claro, enriquecer alguma multinacional que vendia suas “bugigangas”.
Quando voltou a si se deu conta que o “príncipe herdeiro”, com todo seu ódio contra os trabalhadores, contra os sem terras, contra os negros, contra os homossexuais, tinha sido colocado para fora da universidade. Mais tarde pensou: Será que alguém pode achar ruim ter um sujeito como esse fora das dependências da faculdade? Sim, existem essas pessoas. Na UNESP Franca elas gritam, clamam pela expulsão do MST da Universidade. Fazem mil apelos contra a LER-QI. Algumas mais insanas chegam a falar que se trata do PT. Mas, felizmente, esses indivíduos da UNESP Franca, que ainda estão por descobrir o Brasil, são apenas perfis de Facebook. Lá na rede social eles exercem seu “Jus Sperniandi”. Não nos enganemos, essas pessoas estão corretas e no seu direito. Apenas defendem seus privilégios de classe. Nenhuma das classes fundamentais da História, ou aliada delas, saiu de cena sem resistir. O clamor por repressão que alguns colocam no facebook é o grito que estava preso na garganta de alguns unespianos. Nada foi criado. As máscaras apenas caíram.
As 200 pessoas, entretanto, que se reuniram na assembleia de ontem (30/08) mostraram em alto e bom som que não há vacilação, não há medo, não há divisões. O movimento segue forte. Os apoios não param de chegar de todo o Brasil. Os partidos de esquerda, os sindicatos, os trabalhadores da cultura, os que lutam por reforma agrária, os que lutam contra o trabalho escravo no século XXI, os que lutam contra a impunidade aos torturadores da ditadura, os que lutam pela efetivação dos direitos humanos, os que lutam pela liberdade para exercer sua sexualidade, os que lutam pelo princípio da dignidade da pessoa humana, não permitirão repressão aos lutadores da UNESP Franca, não permitirão que grupelhos de extrema-direita triunfem

Então, ele pensou: Sim, valeu a pena!