Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 14 de abril de 2013

Durkheim


Fato!

Émile Durkheim, foi de grande importância para a sociologia, seguindo os passos de Comte, procurou dar maior credibilidade e objetividade à ciência social.
O grande ponto de seu estudo é o que determina como objeto de estudo: o Fato Social (se impõe de forma geral, exterior ao indivíduo e coercitivo). Tratando o fato social como coisa em constante movimento, o cientista deve buscar não se vincular a seu objeto de estudo (o próprio ser humano e suas relações). Como exemplo de fato social, temos as leis. Essas, impõe ações sobre os homens sob pena de exclusão social. O homem não nasce com a formação de cidadão, ele irá aprender com o tempo e com a relação com outros homens, o que ele denomina “espírito de adesão ao grupo”.
Pesquisando um pouco, encontrei como fato social, alguns aspectos do filme Tropa de Elite II. As leis existem e são quebradas, como punição por isso, os infratores são presos. Mas o problema é bem mais amplo do que a prisão de alguns. Há fatos e ações sociais de uma parcela da sociedade que influenciam o grupo como um todo, como é o caso do tráfico e das milícias no Rio de Janeiro. Para Durkheim, a violência faz parte da sociedade, entretanto, quando ela atinge grande parcela dos homens que convivem em sociedade, ela passa a ser um câncer social. A violência, não só no Rio, toma aspectos complexos pelo emaranhado de fatos que se interligam, desde a necessidade de uma comunidade pobre ao interesse de um político influente, tornando difícil solucionar ou amenizar tal problema.

Joingle Raphaela do Carmo Viotto

Nenhum comentário:

Postar um comentário