Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 14 de abril de 2013

O Homem Possui Livre-arbítrio?


          

             “Livre-arbítrio. S. m. – Filos. Possibilidade de exercer um poder sem outro motivo que não a existência mesma desse poder; liberdade de indiferença. (...)” FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda . Novo Aurélio: O Dicionário da Língua Portuguesa. 2ª Edição. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1999. P. 1227.
        Desde sua infância, o homem acredita ser detentor da liberdade ilimitada de escolha. Quando, dentre tantas opções, pode escolhe aquela que lhe parece mais agradável, ele possui o exercício do livre-arbítrio. Desde um alimento predileto, um gosto musical, até a escolha de um candidato eleitoral e de uma carreira profissional, todas essas parecem ser escolha individuais. Contudo, para Durkheim, o que muitas vezes parece ser individual pode advir                                              
     Todo indivíduo tem seus próprios pensamentos, suas próprias preferências, suas ações e escolhas. Contudo, esse agir, pensar e existir se apresentam fora da consciência individual. Desde que nascemos, somos doutrinados a agir da forma que é socialmente esperada de nós. Nossas ideias e tendências não são escolhas próprias, mas imposições coercitivas. Quando um indivíduo age de forma contrária ao esperado pela sociedade, a consciência coletiva reprime aquela ação.
        Analisando o pensamento de Durkheim, poderíamos afirmar que o homem possui liberdade de escolha, mas que essa não é ilimitada. Todo indivíduo tem o exercício do livre-arbítrio, mas esse não é pleno. Podemos agir como quisermos, dentro daquilo que nos é imposto pela sociedade. 

Fernanda dos Santos Nogueira - 1º Ano Direito Noturno  

Nenhum comentário:

Postar um comentário