A
validade dos passos lentos
Família, escola, religião, trabalho.. Itens que soam tão naturais para a vida humana. Contudo, tratam-se de crenças e práticas culturalmente construídas. Émile Durkheim nomeia-as de fatos sociais e “se as recebemos e adotamos é porque, sendo ao mesmo tempo obra coletiva e de séculos de existência, estão revestidas de uma autoridade particular que a educação nos ensinou a reconhecer e a respeitar”.
O fato social, na visão de Durkheim, deveria ser encarado como uma coisa, a fim de evitar o envolvimento, a paixão – os famosos ídolos baconianos - entre a parte observadora e a parte observada. Essa tarefa possui maior complexidade no âmbito sociológico, pois a parte que estuda e a estudada são coincidentes. A crítica de Durkheim a Comte foi justamente nesse aspecto, pois Comte permitiu envolver-se com seu estudo sociológico a partir do momento da determinação de um padrão ordenador, o qual as sociedades deveriam seguir.
Todavia,
o fato social não está totalmente desvencilhado de julgamentos. A generalidade,
a exterioridade e, sobretudo, a coercitividade são suas características
principais. Se o indivíduo não segue esses fatos sociais, ele é sancionado,
seja legalmente ou espontaneamente. Os exemplos são inúmeros. Variam desde
sanções drásticas, como a Inquisição na Idade Média ou a Guerra de Canudos, até um
comentário pejorativo acerca de um morador de rua, um homossexual, uma mulher
que não se casou...
Com o advento da globalização, as “maneiras de agir, de pensar e de sentir que apresentam a propriedade marcante de existir fora das consciências individuais” tornaram-se ainda mais uniformes. “Cada um é arrastado por todos”. Esse fator generalizador contrapõe-se com outro advento moderno: a força das minorias em encontrar o seu espaço.
Afinal,
é inegável o quanto a humanidade vem avançando: a ascensão da mulher no mercado
de trabalho, o reconhecimento de uniões homoafetivas, tentativas de assistência
aos usualmente discriminados – exigência de contratação de deficientes em
empresas, implantação de sistemas de cotas. Ainda há muito a ser realizado.
Muito. Porém, como fonte motivacional, é necessário crer na
melhoria do mundo . Os passos são lentos, mas estão
ocorrendo. E assim, talvez, em um futuro não tão distante, essas sanções dos
fatos sociais só ocorram quando houver desrespeito à integridade humana e não por
mera discriminação egoística e preconceituosa. Com o advento da globalização, as “maneiras de agir, de pensar e de sentir que apresentam a propriedade marcante de existir fora das consciências individuais” tornaram-se ainda mais uniformes. “Cada um é arrastado por todos”. Esse fator generalizador contrapõe-se com outro advento moderno: a força das minorias em encontrar o seu espaço.
Daniele Zilioti de Sousa - 1º ano Direito Noturno
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